SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Truth be told - Apologies and life matters

Rijksmuseums - Amsterdam , July 7th 2012

Olá,caras lindas.

Penso que muita gente já se andava a perguntar se eu tinha de facto abandonado o blog,de novo,mas a verdade é que não e desta vez não vou culpar a minha ausência na falta de tempo mas sim na falta de vontade,porque esse tem sido um grande problema que misturado com muitos outros tem dado uma salsada nada jeitosa e que me tem mantido por longe.
Isto já se vem a arrastar há varios meses,diga-se de passagem,e se se estão a questionar sobre o porque de eu vir com mais uma rubrica do "Truth be told" então digo-vos apenas que se continuarem a ler vão perceber facilmente.

No princípio do ano ou um pouco antes dele estava toda entusiasmada com a ideia de este ano fazer do blog uma coisa maravilhosa, cheia de coisas, sempre em movimento e com muitas entradas, e apesar de em alguns momentos eu ter conseguido isso,noutros porém foi bem mais difícil.
Desde o final do ano passado que tenho andado deprimida, e devo dizer aqui que comecei com a minha primeira depressão quando tinha 14 anos,que na altura também levou a alguns distúrbios alimentares mas que passado algum tempo, por volta dos meus (quase) 16 anos consegui arrumar na gaveta e voltei a estar bem,pelo menos em parte, mas como qualquer pessoa com depressão por vezes a vida é tal e qual como uma montanha russa e temos altos e baixos horrendos que nos fazem, nos momentos em baixo, sentirmo-nos terrivelmente deprimidos, e apesar dos meus momentos maus durarem sempre 1 ou 2 meses, no máximo 3, este ano as coisas foram bem mais complicadas e desde Dezembro que não andava bem,mas como sou orgulhosa e tenho muitas feridas do passado,digamos assim,não me abria com ninguém,fazia de conta que estava tudo bem e cada vez estava era pior. Acabei por me afastar da minha melhor amiga,ainda nos falamos realmente e isso custa-me, mas em meados de Junho decidi que tudo ia mudar. Depois de finalmenteeee falar com pessoas, depois de perceber que não podia estar ali a fazer frenta a uma tempestada sozinha, decidi agarrar nas rédeas da minha vida e por travão a esta depressão. Comecei a falar, a não ter medo de contar os meus problemas, e mesmo tendo acabado a chorar em frente à minha professora de Desenho (a professora Cláudia Amandi mostrou-se um ser humano louvável) percebi que sou eu mesma que tenho que mudar aquilo que está errado mas que também tenho de saber pedir ajuda e que isso não é vergonha NENHUMA!

Foi de férias, como sabem, e foi realmente bom, estar com a minha tia que é uma das pessoas que melhor me entende e que me consegue por a falar foi realmente o que precisava. Voltei para Portugal com forças revigoradas mas manti-me longe do blog realmente por preguiça.
Finalmente estou a fazer dieta,também.Não tenho imensa vergonha do meu corpo,tenho alguma como quase todas as mulheres, mas achei que estava mesmo na altura de me lançar nisto de pés e cabeça,e corpo todo,e mudar o meu peso,o meu corpo e como me sinto,essencialmente pela minha saúde,porque esse foi o factor chave para esta mudança.
Foi a um nutricionista,à Clínica do Tempo mas tentaram mais vender-me o tratamento de Liposhaper que outra coisa.Não digo que não foram simpáticos,lá nisso foram pessoas super prestáveis e acessíveis,mas interessava-lhes mais vender o tratamentos do que uma dieta saudável. Assim sendo,vim para casa,conversei com os meus pais e decidi que durante o mês de Agosto ia fazer dieta por minha conta,com exercício também e que em Setembro,com o ínicio do meu 3º ano na faculdade, com novos horários (e loucos) aí sim ia procurar a ajuda de um novo nutricionista,para ter uma dieta equilibrada,adaptada a mim e com exercício,não tratamentos.


Não pensem que esta dieta que estou a fazer é uma de loucas,NÃO É! Ando há muitos anos em nutricionistas e todos me recomendam quase sempre o mesmo tipo de dietas,e mudança de hábitos alimentares, e sabendo isto adaptei tudo aquilo que já sabia a este mês de Agosto e assim não estou a fazer asneiras. 
Para me manter mesmo com a moral em alta criei até um blog separado para levar um controlo de quase tudo o que faço,para ouvir conselhos, para ter guias que me inspirem a conseguir mais e melhor a cada dia que passa.
Vou no 10º dia de dieta, comecei com 101kg (sim,sou enorme) e já perdi cerca de 4/4,5kg, e apesar de ter sido tudo água (porque faço imensa retenção de líquidos) é bom ver o meu corpo mudar, ver aquelas pequenas mudanças a acontecer. Sei que com o andar da dieta e o corpo habituado-se ao que lhe fazemos os kilos custam mais a perder, mas sabendo que vou de férias (de novo) a 3 de Setembro, nessa altura gostaria mesmo de estar abaixo dos 93kg.

Tenho a perder 30kg, desde que a dieta começou,uma vez que o meu peso correcto seria 70kg, uma vez que tenho cerca de 1,70m e uma estrutura óssea larga, e poderei descer no máximo aos 65kg. 
Vou é seguir mesmo em frente,porque desta vez estou motivada e estou a fazer isto por mim mesma.Todas as outras vezes que falhei foi por falta de vontade e de empenho,mas desta vez estou realmente focada,animada e com vontade de ir para a frente.

Então já sabem uma boa parte do porque. Não me tenho sentido bem comigo mesma,não tenho paciência para fotografar,escrever,para nada,mas as coisas estão a mudar,apenas estou a aproveitar este tempo para por tudo em ordem,para me tornar mais forte,mas ciente de mim mesma, de tudo o que me rodeia e fazer o melhor que posso e o melhor para mim mesma.

Se quiserem seguir o meu blog de perda de peso, vejam-no aqui.

:::::::

Read this in English by clicking the link in the sidebar,or wait for a translation that i will add later.

6 comments

  1. 10 dias e já se foram 4/4,5kg? :o
    Muitissimos parabéns! E a minha maior força ♥

    E claro, vou seguir o blogue e acompanhar

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim,mas é maioritariamente água em excesso,mas também tenho feito uma dieta de 1400kcal por dia,mais coisa menos coisa e exercício e já noto diferenças no corpo,o que é óptimo!
      Muito obrigada!!!!

      P.S.: Está bilingue,em Inglês e Português.Comecei em Inglês,depois passei a bilingue,andei uma temporada só com Português e agora tento de novo a versão bilingue.=)

      Delete
  2. Só é pena estar em inglês :/

    ReplyDelete
  3. Força Jo <3
    4/4,5kg em tão pouco tempo é fantástico. Estou orgulhosa *-* <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada,M!!!
      Sim,mas foi muita águinha em excesso que estava no sistema já à vida,mas esta dieta está mesmo a correr bem,porque estou a fazer melhor as coisas e como é Verão e tenho sempre mais tendência a não exagerar na comida e a comer coisas mais frescas e menos caloricas,isso ajuda imenso!

      Delete
  4. Descobri o teu blog pelo da Maria e ja estou a seguir :) Beijinho e boa sorte com a dieta!
    Eyeofthe-cat

    ReplyDelete

© The Paper and Ink