SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Where my heart belongs...


...the place where it feels like home

Hoje passei a tarde no Porto, corri desde a ponta da Rua das Flores até à ponta da Rua de Cedofeita, bem até ao metro da Lapa, sobre uma chuva miudinha e chata que só quem vive no Porto sabe como é, melhor parte foi memo sair de casa de sabrinas e sem guarda-chuva e com uma roupa bem ao modo Primavera, mas adorei a minha tarde. Andei de alfarrabista em alfarrabista a fotografar para um artigo que sairá na revista de uma amiga. Sinto-me tão bem no meio de livros, antigos, novos, com capas lindas ou feias, é pura e simplesmente algo que adoro. Quero tanto ter um quarto cheio de livros um dia, uma biblioteca pessoal só para mim!

Tenho mais de 600 fotas mas escolhi só algumas para vos dar um cheirinho e um pequeno guia..o resto depois mostro como trabalho fotográfico nos respectivos sítios.



Rua da Flores, 40
4050-262 Porto

Uma loja pequenina e comprida, atafulhada de livros por todos os cantos, aos montes, empilhados, estampou-me um sorriso na cara mal entrei. As janelas brancas eram lindas e os donos adoráveis, deixaram-nos logo trabalhar à vontade. Era difícil andar entre tanta pilha de livros e andar por lá sem querer comprar não sei quantas relíquias. 



Rua da Flores, 28
4050-262 Porto

Que sítio mais perfeito. Dos livros, à decoração e à música que tinham a tocar. Tivemos até acesso a uma zona reservada na cave. Tantos objectos com história que complementavam os milhares de livros que tinha nos 3 pisos da loja. Os senhores foram bastante amáveis e eu estava num êxtase ao ver raridades que só mesmo nestes locais se encontra.


Rua da Oliveiras, 14-16
4050-448 Porto

Uma livraria pequenina com um casal tão doce como mel. A senhora toda ela se desfazia de elogias e falava-nos do trabalho do filho que para além de banqueiro é também escritor, segundo ela num estilo comparável ao de Lobo Antunes. O senhor de fato, fez pose com um livro para a foto, um casal tão giro como a livraria,e a senhora avisou-nos que quase todos os meses fazem tertúlias e que avisam sobre as datas através do seu Facebook!


Rua José Falcão, 214
4050 Porto

Metade literatura normal, metade literatura infantil/BD e afins. Imensos bonecos por todo o lado e uma suposta gata que gosta de fazer de adereço da montra que nós não chegamos a ver. Acho que fiquei mais fascinada pela bonecada e pelos livros do Jim Morrison que por outra coisa. Nesta livraria mistura-se o antigo e actual, o novo e o usado.



Travessa de Cedofeita
4050 Porto

Aiiiiiii, queria trazer tudo! Uma livraria especializada em colecção, BD, cromos e coisas afins. Claro que o nome vem do facto da maior parte da loja ser dedicada ao Tim Tim, suas aventuras e companheiros, tantos adereços, bonecos, dos pequenos aos grande, e ainda muitoooo 007 e Star Wars, revistas antigas, figuras de acção e colecção...meu deus,um mundo aonde eu quero mergulhar e do qual não quero sair. Recomendo vivamente.



Travessa de Cedofeita, 64A
4050-183 Porto

Uma livraria pequena, atafulhada mas cheia de luz e muito bonita e bem organizada. Mais uma vez uma senhora, desta feita mais nova e muito carinhosa que nos deixou trabalhar de imediato. Livros mais recentes e mais antigos, de todas as temáticas que procurem, desde a ficção aos manuais de trabalho.



Rua de Cedofeita, 471
4050-181 Porto

Acho que foi a livraria mais "fina" a que fomos. Adorei ter na entrada duas poltronas em pele e um busto com um lenço fabuloso. Todo super organizado e catalogado devidamente, fazia inveja a grandes lojas como a FNAC. Imensa luz,máquinas de escrever,um ambiente que fazia lembrar um estúdio/livraria pessoal. Ai, sítio lindo e super bem decorado.

5 comments

  1. Que fotografias deliciosas! Adoro alfarrabistas. Quando for ao Porto vou correr esses todos ♥

    ReplyDelete
  2. Para mim, nada bate a Chaminé da Mota. E já lá comprei um relatório anual da actividade dos sanatórios do Caramulo (don't ask...), por isso até posso ser considerada cliente. Mais ou menos. ;)

    E a Candelabro é tipo... loucura. Fui lá recentemente, e estavam três senhores à entrada (suponho que o dono e dois amigos, um deles na poltrona) a discutir a Geração de Orpheu e a literatura portuguesa do séc. XX e oh pá... não se ouve disto todos os dias.

    OH E NÃO TE ESQUEÇAS DE ME LEVAR NA PRÓXIMA EXCURSÃO
    xx

    ReplyDelete
  3. Gostei muito :) Que Porto tão bonito tu mostraste :)

    ReplyDelete
  4. Sinto-me capaz de perder nestes pequenos locais, tanta coisa boa em tão pouco espaço :3
    E essas fotografias estão perfeitas, parabéns!

    thisisthelifesomewhere.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Cara Joana muito obrigado pelas tuas elogiosas palavras e belíssimas fotos sobre os alfarrabistas do Porto, em geral, e o Candelabro, em particular!

    ReplyDelete

© The Paper and Ink