SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

HALLOWEEN | THIRTEEN GHOSTS


...i mean,movies!

Se não há festas para ir, uma boa opção é sempre ficar em casa no quentinho, num ambiente escuro e a ver uns bons filmes de terror na noite de Halloween. Sinceramente, acompanhado por meia dúzia de coisas doces é algo que adoro e que tenho feito nos últimos anos, e sabendo que dia 1 já não é mais feriado, é melhor nem abusar na noitada de amanhã, portanto ficam aqui algumas sugestões de filmes para esta noite.



Carrie (2013)
Carrie em Portugal

Estreia amanhã nos cinemas portugueses, e é o remake do filme original de 1976 de Brian de Palma, e promete ser bem mais aterrador que o original. Por norma não gosto dos remakes dos filmes de terror, mas neste caso, com um bom elenco à mistura, é um dos filmes que está na minha lista de "a ver". Terror pscilógico tal como gosto, Carrie traz-nos uma rapariga com poderes especiais que não sabe que os tem até que começa a sentir a pressão em casa, por parte de uma mãe extremamente religiosa, e quando começa a ser o principal alvo de gozo na escola, tendo o seu maior pico emocional e de choque num baile aonde o terror começa e se espalha então pela cidade...

IMDB | Drama/Horror


The Others (2001)
Os Outros em Portugal

Já vi o filme imensas vezes, tenho-o até em DVD e contínuo a adorar repeti-lo quando posso. Um terror psicológico que se vai construindo a cada minuto do filme. Com a fantástica Nicole Kidman, a história passa-se nos anos 40, com uma mulher a viver numa casa isolada, com dois filhos com uma doença rara que não lhes permite apanhar qualquer tipo de luz natural, fazendo com que a enorme mansão esteja sempre submersa num tenebroso e arrepiante ambiente de escuridão, e aonde todas as portas devem ser fechadas antes de outra se abrir, aonde todos os pesados cortinados devem estar sempre corridos. Com o pai das crianças longe de casa devido à Segunda Guerra Mundial, tudo muda quando 3 serventes chegam à mansão para ajudar Grace (Nicole) e coisas estranhas se começam a passar...e mais não conto!

IMDB | Drama/Horror/Mistério


Sleepy Hollow (1999)
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça em Portugal

O filme que mais vezes vi na vida. Acho melhor nem revelar o número se não ficariam assustados. Um filme de Tim Burton com uma mãozinha de Francis Ford Coppola, e com Christina Ricci, Johnny Depp e muitas outras caras conhecidas. Sleepy Hollow é uma pequena terra aonde misteriosas decapitações começam a acontecer, e é então que chega Ichabod Crane, um polícia que é enviado para investigar os casos estranhos. Porém a pequena vila acredita firmemente na existência de um fantasma, um cavaleiro que vem do inferno, cavalgando num cavalo preto, e sem cabeça, decapitando de forma quase aleatória alguns dos habitantes. Apesar de céptico, Crane irá em breve perceber que há de facto mais para além do que aquilo que conhece, e a sua própria vida será posta em perigo...romance e terror de mãos dadas, num ambiente vitoriano e sombrio.

IMDB | Aventura/Mistério


Corpse Bride (2005)
A Noiva Cadáver em Portugal

Um filme que de terror nada tem, apesar da sua temática sombria, bem ao modo de Tim Burton. Uma animação em stop-motion, fantástica e deliciosa, que nos traz romance, numa época vitoriana, entre um jovem casal de diferentes classes, mas que em breve será posto em jogo por uma bela e jovem noiva que foi deixada no altar, que procura agora o amor...e que também está morta. Victor,a  personagem masculina principal vê-se então num dilema para voltar ao seu amor, fugindo da noiva cadáver, que pensa que o ama já que inadvertidamente ele declarou os seus votos de matrimónio perante a noiva cadáver. É então que ela, de certo modo se apaixona por ele, e pensa que será Victor a salvá-la do triste destino de ser uma noiva abandonada, mas para isso ele terá de morrer...

IMDB | Animação/Fantasia/Musical


The Ring (2002)
O Aviso em Portugal

Para mim um dos filmes mais aterradores de sempre, por algumas razões que não explicarei aqui (mas podem perguntar). Tanto o The Ring como o The Ring II são perfeitos para a  noite de Halloween e vão deixar, quem ainda não os viu, num estado tal que não vão querer ver nem televisões nem telefones durante algum tempo.
Naomi Watts é Rachel, uma jornalista que começa a investigar uma misteriosa cacete, que parece matar num prazo de 7 dias quem a visualiza, sendo que a última vítima foi a sua sobrinha. Rachel acaba por ver a cassete, e também o seu filho, sendo que entram então numa luta contra o tempo para salvarem as suas próprias vidas antes que os 7 dias se esgotem, e a fantasmagórica Samara os venha buscar. Com crianças à mistura as coisas parecem sempre bem mais aterradoras, pelo menos para mim.
Ring,ring....7 days!

IMDB | Horror/Mistério/Thriler 


Rocky Horror Picture Show (1975)
Festival Rocky de Terror em Portugal

Um dos meus musicais favoritos, com já quase 40 anos mas que para mim é uma das coisas mais actuais e loucas de sempre.
Um casal recentemente noivo acaba por se perder no meio de uma zona isolada durante um temporal, encontrando apenas uma mansão aonde descobrem um estranho grupo de pessoas. O Dr. Frank-N-Furter, uns travesti e pêras, convida-os a ficarem por lá, enquanto a chuva não passa, e a verem a sua mais recente invensão, um jovem e musculado rapaz a que dá o nome de Rocky Horror, que coitado, tem medo do doutro Frank e foge dos seus avanços...bem,sexuais. Um musical, que mistura ficção científica, temáticas sexuais de um modo divertido, muita música e momentos de pura loucura. É quase impossível de descrever, mas mais impossível é ver e resistir a ver de novo e de novo, a adquirir a banda sonora e decorar todas as músicas!
Let's do the time warp again!

IMDB | Comédia/Musical


The Orphanage (2007)
O Orfanato em Portugal (El Orfanato - título original)

Um filme espanhol que merece e mereceu o crédito que teve a nível quase mundial. Laura volta à casa aonde cresceu, com o marido e o seu filho adoptivo Simón, um antigo orfanato aonde passou a sua infância. Simón diz a Laura que ele tem cinco novos amigos, invisíveis, mas Laura acha que o filho esta apenas a passar por uma fase aonde cria amigos imaginários e não ligo muito ao assunto, uma vez que está ocupada a tentar re-abrir a casa para albergar crianças com deficiências. É então que na festa de inauguração,  Simón pede há mãe para ir com ele conhecer os seus amigos, mas Laura não tem tempo, e durante a festa Simón desaparece, e é então que ela vê um rapaz que usa uma estranha máscara feita de serapilheira e que diz chamar-se Tomás. É então que muitas coisas estranhas começam a acontecer, passando-se meses sem que Laura encontre Simón, e sempre com Tomás a aparecer pela casa e outros locais...por fim Laura vê-se forçada a ir a uma vidente e é então que o culminar da história aparece, da maneira mais estranha e imprevisível possível.
One,two,three...knock on the wall.

IMDB | Drama/Mistério/Thriler


The Nightmare Before Christmas (1993)
O Estranho Mundo de Jack em Portugal

Outro filme de Tim Burton, perfeito para o Halloween mas sem terror de verdade, perfeito para os corações mais fracos que não gostam de filmes de terror mas que querem algo especial para esta noite.
Um filme já com 20 anos mas que continua a fazer a delícia de muita gente, passado na cidade do Halloween, aonde o cadáver Jack começa a ficar cansada da vida de terror e assustadora que toda a população leva, querendo algo mais para além do que aquilo que o Halloween oferece. É então que parte à descoberta e chega à cidade do Natal e traz consigo ideias novas, mas que toda a população de Halloween acaba por mudar para que seja perfeitamente aterradora. O pobre Jack é um incompreendido, e só a boneca de trapos Sally o parece entender, mas ele é demasiado importante mas uma boneca que passa tão despercebida...e assim começa o pesadelo antes do Natal.

IMDB | Animação/Fantasia


The Addams Family (1991)
A Família Adams em Portugal

Se há filme que penso ter feito parte da infância de toda a gente foi o filme da Família Addams (este remake). Desde o filme aos desenhos animados esta família esteve bem presente para quem cresceu nos anos 90. Uma família bem estranha, que adora tudo aquilo que os comuns mortais mais desdenham. Delicioso humor negro e uma família que apesar de muito esquisita, não nos importaríamos de fazer parte dela, porque adoram-se, mesmo que se tentem matar uns aos outros. Com a riqueza que possuem é então que alguém tenta dar o golpe e trazer de volta o Tio Fester, apesar de este ser apenas um impostor muito parecido...ou não?
Quem não se lembra da música principal desta família?

IMDB | Comédia/Fantasia


Drag me to Hell (2009)
Até ao Inferno em Portugal

Quem me mandou ir ver este filme ao cinema? Devia estar doida, mas valeu a pena. Se querem terror, aqui o têm.
Christine é uma empregada de um agência de empréstimos que deseja subir na vida, e que durante a sua picardia com um colega acaba por recusar o empréstimo a uma idosa que se encontra perante o risco de perder a casa. Em retaliação a velhota lança uma maldição sobre Christine que a levará até ao Inferno num espaço de dias. Assustada e com a ajuda de um psíquico tenta então livrar-se do demónio que a persegue mas nem tudo corre bem, e Christine enfreta diversas adversidades que a levarão por uma perigosa viagem e a levará também a perceber que está perante algo bem mais tenebroso do que uma simples maldição.

IMDB | Horror/Thriler


Dracula (1992)
Drácula de Bram Stoker em Portugal

Foi aqui que a minha paixão por vampiros começou, mas por vampiros a sério, daqueles que bebem sangue, e que não andam à luz do dia, o estereótipo absoluto do verdadeiro e único Drácula. De Fracis Ford Coppola e Gary Oldman como Drácula ao lado de Winona Ryder como Mina, entre muitos outros nomes importantes (Anthony Hopkins,Keanu Reeves,entre outros), a história é uma adaptação quase fiel à história que  Bram Stoker contou e escreveu mais de um século antes do filme.
Um jovem advogado, parte para uma aldeia misteriosa na Europa Central, aonde conhece um cliente ainda mais misterioso que vimos a perceber ser o próprio Drácula. Ao ver uma foto de Mina, noiva de Jonathan Harker (o advogado, Keanu Reeves) o Drácula vê-se levado até Londres, aonde começa o seu reinado de sedução e terror, tentando conquistar a jovem Mina, que em muito se assemelha ao verdadeiro amor, há muito perdido, do Drácula...será que a sedução irá triunfar? Ou será o amor de Mina e Harker mais forte?

IMDB | Drama/Fantasia/Horror


Beetle Juice (1998)
Os Fantasmas Divertem-se em Portugal

Ok, vem aí mais um filme do Burton, para rir e não para tremer, mas com o ambiente tão assustador e negro a que o Tim já nos habituou.
Um récem-falecido casal vê novos inquilinos a tomar posse da sua casa, e inexperientes e querendo a sua casa de volta contratam os serviços de Beetlejuice, um "bio-exorcista" (exorciza humanos vivos,não mortos) mas as coisas não correm tão bem quanto o planeado...
Beetlejuice,Beetlejuice,Beetlejuice!

IMDB | Comédia/Fantasia


Hocus Pocus (1993)
Três Bruxas Loucas em Portugal

Mais um filme brincalhão com três bruxas que passados 300 anos, voltam do além-mundo, numa noite de Halloween para aterrorizar e provocar o pânico. Caberá a dois adolescentes, uma jovem rapariga e um gato imortal a função de acabar o reinado de terror que as 3 bruxas causam de uma vez por todas.
Sarah Jessica Parker, conhecida por ser a famosa Carrie Bradshaw passa assim a ser uma bruxa, a malvada Sarah (sim,tal e qual como a própria actriz).

IMDB | Comédia/Fantasia

2 comments

  1. Adoro os dois filmes de animação do Tim Burton! Especialmente o my dear Jack!
    O The Ring foi o filme mais assustador que alguma vez vi. Sendo sincera, não dormi uma noite inteira só a pensar nele. Não sou uma pessoa de filmes de terror.

    ReplyDelete
  2. Que bela seleção! Adoro o Rocky Horror Picture Show, é um dos meus favoritos. Deste-me vontade de revê-lo, obrigada ;)

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.