SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

LIFE | Beat Cancer


...go pink

Todos sabemos que Outubro é o mês do Cancro da Cama, o mês em que se alerta ainda mais para esta ser uma das doenças que mais mulheres vitima em Portugal, e no Mundo, uma doença que detectada precocemente pode salvar vidas.

Muitas foram as mulheres,e homens, que lutaram e lutam contra este tumor. Alguns perderam a batalha, outros ganharam e saíram mais fortes que nunca, outros têm familiares e amigos nesta situação e sabem o que é passar por todo o longo e doloroso processo ao seu lado.

Pessoalmente tive três avós com cancro, a minha avó materna teve cancro da mama o que a obrigou a uma mastectomia total das duas mamas numa altura em que os médicos pouco podiam fazer pelos doentes e aonde a esperança de vida que lhe foi dada foi apenas de 3 meses. Contudo mais de 30 anos passados e ela ainda está viva e pronta para dar o seu testemunho. Cresci a ver o peito deformado da minha avó, as enormes cicatrizes, o lado mais feio de todo o processo que hoje em dia a cirurgia reconstrutiva e estética consegue minimizar, porém aprendi desde cedo que devemos estar atentas e dar valor ao que temos pois nunca sabemos quando o iremos perder.

Assim sendo decidi aceitar o desafio da querida Patrícia Rebelo, que perdeu a mãe à 6 anos, e criar algumas fotos dentro da temática Beat Cancer Go Pink. O rosa está desde há muito associado ao cancro da mama e à sua luta, e sendo Outubro o mês de consciencialização da doença decidi participar e dar o meu pequeno contributo.

Nunca é demais salientar que a partir dos 20 anos é aconselhável fazer-mos regularmente um auto-exame da mama, algo que é simples, indolor e feito em casa em poucos passos e rapidamente. Se notarem alguma alteração na mama ou área circundante entrem o mais rapidamente em contacto com o vosso médico de família ou profissional habilitado para vos encaminhar para um exame mais aprofundado de diagnóstico,

Não se esqueçam que a prevenção atempada é a melhor maneira de travar um mal que afecta cada vez mais a nossa população.


No comments

Post a Comment

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.