SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Começar um blog


Bem, é verdade, decidi voltar ao ABC dos blogs e ao início, depois de ter recebido até hoje várias perguntas de vossa parte perguntando como podiam começar um blog, o que têm de saber, o que fazer. Se parte de mim em qualquer instante responderia apenas "cria um blog e começa a publicar", ao pensar melhor no assunto acabei por perceber que iniciar e, acima de tudo, manter um blog, implica muito mais do que isso. Implica horas de trabalho, pesquisa, procura. Implicar estar sempre informada, saber o que queremos, como queremos, saber chegar a um público, cativá-lo e mantê-lo. De facto existe tanta coisa que muitos de nós nem imaginava quando começamos que agora, ao olhar para trás, vemos que cometemos muitos erros pelo caminho, e por isso mesmo decidi dar-vos algumas dicas de como começar.


ESCOLHE UM ALOJADOR DE BLOGS
Enquanto que há várias opções no que toca a locais para alojar blogs, o três principais nos dias que correm sem sombra de dúvida o Blogger, o Wordpress e o Squarespace. Todos eles oferem vantagens e desvatagens e posso falar-vos de algumas delas de seguida, mas o mais importante de facto é procurar com qual das plataformas estamos mais à vontade e escolher essa mesma para começar.

O Blogger é a escolha da maioria, foi aonde muitos grandes bloggers começaram e aonde ainda se mantém. A boa parte do Blogger é ser muito simples e intuitivo no que toca ao uso, ter a opção de ser costumizado facilmente ao nosso gosto e ainda ser grátis. Porém o Blogger pertence ao Google, o que por um lado é óptimo mas que por outro nos deixa a pensar que se o Blogger deixar de ser rentável para a Google o mais certo é este ser fechado (lembram-se do Google Reader?). Pessoalmente comecei alojada no Blogger e é onde continuo até aos dias de hoje, mas não ponho de lado a opção de mudança caso passe a não gostar da plataforma ou o Google ponha em risco a segurança e continuidade da mesma.

O Wordpress é fantástico, maioritariamente grátis, com bons conteúdos para modificar o aspecto dos blogs mas não é tão fácil de manusear quando o Blogger, a não ser que tenhamos experiência ou estejamos dispostos a perder algum tempo para aprender. Tenho experiência em Wordpress, aonde já tive alguns blogs mas fiquei-me por aí uma vez que a interface do Blogger continua a ser mais versátil e simplificada.

E finalmente o Squarespace, talvez não tão conhecido mas que tem vindo a impor-se como uma referência para bloggers pelo mundo todo. A minha experiência com o Squarespace resume-se ao meu site de fotografia, que entretanto também mudou de servidor. O Squarespace não é exactamente grátis mas para quem procura algo mais profissional é o sítio ideal. E sejamos honestos, o design do Squarespace é qualquer coisa de outro mundo, e para design freaks como eu acho que é perfeito mas que acarrete certos custos mensais,

ESCOLHE UM BOM DOMÍNIO
Vão querer um nome bom, simples, que fique no ouvido e de preferência que acabe em .com. Eu tive o azar de thepaperandink.com já estar ocupado e então foi para a opção thepaperandink.net em vez que escolher o domínio .pt uma vez que na altura pretendia que o meu blog fosse conhecido fora de Portugal.
Ou seja, se vão escolher um nome é bom que seja simples, conciso e fácil de memorizar, porque se eu tivesse optado por algo como thepaperandink_blog_2010.com dificilmente alguém o iria memorizar, ou seja, ser minimalista e simples nas nossas escolhas para não nos virmos a arrepender, porque acreditem que mudar de domínio é extremamente complicado...e caro!

Depois disto é só escolher o servidor, e o que não falta por aí são ofertas com preços competitivos. Eu escolhi o GoDaddy que está ligado ao Blogger no qual pago apenas 10$/ano, sim esse preço irrisório mas que para mim, por enquanto me serve perfeitamente. Também devem ter a certeza que o domínio que querem está livre e depois é só registar,pagar e começar a usar.

COLOCA O TEU BLOG NAS REDES SOCIAIS
Uma coisa em ter atenção na escolha do vosso domínio, que pode ser muito simples, é ver se esse mesmo nome está disponível em quase todas as principais redes sociais (Facebook,Twitter,Instagram,Pinterest). Eu tive a sorte de até agora ter o thepaperandink livre em todas estas plataformas e se fizerem uma pesquisa rápida no Google com o termo facilmente encontrar-me-ão, por aí ou através de joanacatcardoso, mas o mais certo é acabar por uniformizar todas as redes e manter apenas um nome para ser mais fácil na hora da pesquisa.
Procurem, pesquisem e vejam o que está disponível,mas não demorem muito e sejam rápidos a agarrar a vossa opurtunidade.

CONSTRÓI UMA REDE DE CONTACTOS/NETWORK
Eu sei que ninguém começa e espera logo que chovam likes no Facebook ou seguidores no Bloglovin', mas a verdade é que mesmo que os vossos contactos sejam escassos divulguem o vosso novo blog entre família e amigos, pelo Facebook e comecem a construir a vossa rede de contactos. Afinal de contas qualquer pessoa iria mais depressa fazer like numa página que tenha (mesmo que apenas) 50 likes so que numa que tenha 0. Começar por onde conseguirmos e partir daí, comentar blog, dar a conhecer a outras pessoas e ir conhecendo também nós mesmos outros blogs.

USA O GOOGLE ANALYTICS
Parece uma coisa chata e enfadonhas, mas pode tornar-se o vosso melhor amigo. Eu sei que é deprimente abrir o Analytics  e ver uma data de zeros, mas mal os número começam a crescer também cresce com eles a vontade de fazermos mais e melhor.

Para além disto existem imensas marcas que pedem referências tiradas do G.A. para parcerias e outros, afinal ninguém gosta de trabalhar com blogs sem audiência.

O G.A. ainda é óptimo para sabermos quais os países que mais nos visitam, os horários e dias de maior frequência ajudando-nos assim a ter uma melhor noção de quando devemos publicar ou não.

Se não sabem como usar o G.A. ou o instalar aqui têm um guia.

ESCOLHE O TEU PÚBLICO ALVO/NICHO
Querem ser beauty bloggers? Fashion bloggers? Lifestyle bloggers? O importante é encontrarem o vosso nicho, aquilo em que se querem focar e em que são melhores. Sim, podem começar por uma coisa e acabar noutra, ou até mesmo tentar tudo ao mesmo tempo, mas o que eu gosto realmente é aquelas bloggers que acabam no meio disto tudo por ter um estilo de posts muito próprio e único, que quando vemos sabemos imediatamente que lhes pertence.

E claro, depois é escolher o vosso público alvo? Homens ou Mulheres? Talvez ambos. Pessoas com idades entre os 18 e 30? Ou só a partir dos 50? Querem chegar a que tipo de população e o que estão a fazer para conseguir isso. O Google Analytics e o Gestor de Páginas do Facebook (especialmente este) são óptimos para podermos saber a que faixas etárias, sexos e regiões estamos a conseguir chegar com maior facilidade e assim trabalhar para aumentar essa audiência.

PESQUISA, PROCURA, INFORMA-TE
Procura notícias novas que possam interessar-te a ti ao teu público, pesquisa novas formas de comunicar, inspira-te noutros blogs (mas não os copies e credita-os sempre que usares material de terceiros). Pouco ou nenhum conteúdo nos dias que correm é inteiramente original mas podemos definitivamente dar-lhe o nosso cunho e marco pessoal, escrevendo e apresentando-o de forma única e singular, conseguindo assim sermos diferentes mas não caíndo no erro de estarmos a escrever apenas para nós mesmos.

OPTIMIZA O TEU SITE/BLOG
Ou seja, por outras palavras e resumindo ao mais básico e mais necessário, faz com que o teu blog seja possível de ser visualizado em todas os dispositivos, ou seja o teu blog tem de ser tão bom num telemível, quanto o é numa tablet ou no computador.

Para além disto deves usar boas imagens com boa resolução, usar links amigáveis e simplificados, usar urls que são fáceis de procurar, entre várias outras coisas. Lembrem-se que hoje em dia o mais certo é alguém estar a ver o vosso site a partir de um dispositivo móvel ou vos encontrar através de uma pesquisa algures,



Sim acabei de escrever imenso, mas espero que isto vos tenha ajudado caso tenham em mente começar um blog do zero.

8 comments

  1. Os teus posts são sempre tão bons, Joana.
    Adoro o teu blog! Beijinho <3

    ReplyDelete
  2. Este post é ouro para quem está a tentar começar agora um blog (e até para quem já tem um há muito ou pouco tempo).

    ReplyDelete
  3. Comecei o meu blog na semana passada e sei que ainda tenho muito para aprender em relação a isto! Post muito útil, obrigada :)

    Beijinhos
    www.yellowmallow.com

    ReplyDelete
  4. Adorei...estes concelhos são preciosos querida :)
    Encontrei agora o teu blog e já estou a seguir...amei!

    With Love
    Lil'Susie <3

    http://callmemisslilsusie.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. OS teus post são sempre super úteis! Obrigada!

    ReplyDelete
  6. Vim cá parar pela referência da Ana Garcês no Infinito mais um e já estou a devorar o blog - e devo agradcer-te por este post, ainda estou verdinha nestas andanças e isto é tão booom!

    Jiji

    ReplyDelete
  7. Adorei o teu post :) :) :)
    assim como todos. Tens imenso jeito.

    http://fifoquices.blogspot.pt

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.