SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Um (pré) guia para Paris



Por esta hora já estou eu na capital francesa a passear que nem uma louca e a voltar a uma das cidades que desde pequena mais me fascinou e que rapidamente se tornou num dos locais que mais amo, não fosse Paris uma cidade tão cheia de cultura,moda e bons costumes tal como gosto. Como não é a minha primeira vez por lá e já sei de antemão um montão de coisas que dá sempre jeito saber deixo-vos aqui um Guia de Paris para antes de partir.



VIAJAR
Compramos as viagens pela EasyJet,depois de algum tempo a pesquisar companhias aéreas. Como somos quatro e queríamos poupar nas viagens optamos por esta companhia low coast que viaja directamente do aeroporto Francisco Sá Carneiro  para o aeroporto  Charles de Gaulles. Tivemos em atenção a compra das passagens com antecedência  (cerca de 6 semanas), o que nos fez pagar as tarifas mais baratas, uma vez que os preços tendem a encarecer mais perto da data de partida. O que também nos agradou na EasyJet foi o facto de, mesmo tendo o limite de uma bagagem de mão por passageiro com medidas específicas  (56×45×25), esta mesma bagagem não tem limite de peso,o que é óptimo já que para quatro dias uma mala de mão é o suficiente mas sem termos de nos preocupar com o peso da mesma.

Como disse, o voo parte do Porto e aterra no Charles de Gaulle. Para nos deslocarmos do aeroporto ao centro de Paris optamos pela opção do EasyBus, também da easyJet, e que comprado ao mesmo tempo que as passagens aéreas nos ficou a menos de 5€ por pessoa para a viagem até ao centro de Paris.

Para voltar de Paris ao aeroporto no último dia optamos também pelo EasyBus  e o preço ficou o mesmo que o da primeira viagem. Devem ter em atenção que também quanto mais perto da data maior será o custo desta deslocação.

O EasyBus parte do aeroporto e termina a sua marcha num local muito perto do Museu do Louvre, num local central e de fácil acesso, e no sentido inverso a mesma coisa.

AONDE FICAR
Sabíamos logo à partida que queríamos um apartamento, com cozinha aonde pudesse-mos fazer os pequenos-almoços e jantares porque Paris é em si uma cidade cara, e uma das coisas que mais achamos piada é podermos viver,mesmo que por pouco tempo, como habitantes locais, ir às compras, conhecer mercados e produtos locais.
Começamos por fazer uma pesquisa extensa pelo HomeAway mas acabamos por optar por um apartamento que encontramos pelo AirBnB.

O apartamento tem apenas um quarto mas tem um sofá cama muito espaçoso, e como apenas ficamos três noites achamos que o local era perfeito. Situado no 2° arrondissement, a cerca de 1km do Louvre e mesmo ao fundo da famosa rua pedonal  Rue Montergueil. Basicamente temos tudo à porta, desde um Starbucks a 20m, uma farmácia em frente da porta, frutaria, queijaria, padaria e o metro de Sentier a 100m. Estamos no centro de tudo e achamos que esta foi a escolha acertada mesmo no coração de Paris e com todas as comodidades dentro do orçamento que tínhamos estipulado.

DESLOCAÇÕES 
A pé e de metro. Estas são basicamente as nossas opções principais. Estamos alojados mesmo no centro de tudo, temos a estação de metro de Sentier a 100m de "casa" e o sistema de metro não nos é desconhecido uma vez que não é a nossa primeira vez em Paris.
Esporadicamente, e talvez mais à noite, podemos acabar por optar por uma outra viagem de Uber.

O QUE VISITAR
Acho que nem vou falar muito porque sei que vão ser quatro dias non-stop a visitar e revisitar tanta coisa, mas claro que após a viagem vou trazer-vos todos os detalhes.

Vamos voltar ao Louvre, como não poderia deixar de ser. Desta vez vamos subir à Torre Eiffel. Quero muito visitar a Ópera  (Palais Garnier), nem que seja só vê-la por fora e suspirar por ser o cenário do meu livro favorito. E como o meu filme favorito também se passa em Paris, quero ir ver o Moulin Rouge,e isso sei que não sou a única.
Já pedi para passarmos na Shakesperare and Co., e ir dar um saltinho à Ladurée, e talvez ainda passar na Sephora dos Campos Elísios, a primeira Sephora que visitei na minha vida.
Para além disso é passear, visitar, correr e re-correr tantos outros locais.

A TER EM MENTE
Vamos viajar bem no meio de Outubro, sabendo que o Outono já não perdoa e sabemos que Paris é tendencialmente mais fria nesta altura, por isso contamos com uma média de 15 graus durante os dias que lá andamos. Em principio não chove mas mesmo assim levamos os mini guarda chuvas connosco.

CCs actualizados, já que não precisamos de passaportes uma vez que viajamos dentro da união.

A moeda, como sabemos, é a mesma, ao contrário do que aconteceu na nossa primeira visita aonde ainda se usava o franco.

As tomadas também são iguais portanto não à preocupação com transformadores.

Convém treinar o francês, ou se não sabem, optem por aprender o básico. Mesmo sendo uma cidade cosmopolita, muitos franceses não falam ou recusam-se a falar outra língua se não a deles, e se vão para locais menos turísticos convém saber falar um pouco de francês.

Como dois de nós temos menos de 25 anos ,sabemos que não pagamos para entrar na maioria dos monumentos desde que apresentemos os respectivos CCs nas bilheteiras para confirmar a nossa idade e que  somos cidadão europeus.

E por fim o roaming, que tende a ser extremamente caro, mas a Vodafone tem a opção para os tarifários Red (e mais alguns outros), uma taxa única de 2,99€/dia para podermos usar tudo como se estivéssemos em Portugal, ou seja, chamadas, sms e internet, e que vamos acabar por usar pela certa.

5 comments

  1. óptimas dicas, eu já comecei a poupar, vamos ver se é para o ano.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  2. Boa viagem e bom passeio :P

    ReplyDelete
  3. Que belas dicas! Estou a planear ir a Paris lá para Abril - e fiquei com essa do AirBnb atrás da orelha. Depois diz se correu tudo bem! E boa viagem! :D

    Jiji

    ReplyDelete
  4. Fantástico!
    Estou a pensar ir a Paris em breve, por isso aprecio todas as dicas que encontrar por essa blogosfera fora.
    Obrigada pelas tuas, tenho a certeza que me vão ser muito úteis! :D

    Joan of July

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,Catarina e obrigada!!
      Se quiseres ali na sidebar tens um guio muito mais completo, que preparei já depois da viagem!
      <3

      Delete

© The Paper and Ink