SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Capsule Wardrobe


Sim, aconteceu! Para quem nos segue no Facebook ou no Snapchat já soube que eu ia fazer isto, e quando questionei sobre se gostariam de eu falar sobre isto aqui no blog, ou não, a resposta foi um sim unânime, Pois bem, este vai ser um post longo e que deu muito trabalho a fazer, não estará o mais completo possível porque há muito sobre o qual quero falar e mostrar mas para isso irei levar mais algum tempo, mas por aqui e agora têm a ideia geral do que é, como aconteceu e porque aconteceu.


O QUE É UM CAPSULE WARDROBE?

Numa definição simples e resumida é nada mais, nada menos, que um roupeiro composto de peças versáteis e que adoramos (mesmo muito) vestir.

No meu caso é uma selecção de 55 peças, muitas das quais já usava regularmente, outras que foram compras recentes e outras ainda que são peças-chave no meu dia-a-dia (maioritariamente os bons investimentos).

Depois de meses a ver os Capsule Wardrobes pela net, e ao olhar para o meu guarda-roupa e ver tanta coisa atafulhada e tantas peças que nunca ou raramente usava, decidi respirar fundo, arregaçar as mangas e tomar a decisão de dar o próximo passo e construir o meu capsule wardrobe. 

Se isto vai durar? Não sei, sei apenas que me comprometi a três meses com o mesmo roupeiro, as mesmas peças e que depois disso e fazendo uma balanço de como as coisas correram logo se verá.

Adoro moda, adoro compras mas cheguei a um ponto que sou mais feliz em ser um pouco mais minimalista, em ter menos mas ter bom e saber aproveitar os benefícios de escolhas contidas e limitadas.

Não quer dizer que não caía em desgraça uma que por outra vez, mas não é esse o objectivo.

No fundo esta ideia e novo estilo de vida, se assim o quisermos chamar, dá-me mais tempo para mais coisas, não me faz perder paciência e deixa-me com mais energia de sobra para tudo o resto, isto tudo enquanto me mantém feliz com um guarda-roupa arrumado e organizado.

Vamos num passo-a-passo para os interessados e para os curiosos. Sim, porque fazer isto não é difícil, mas ter de escolher entre centenas de peças é a parte mais complicada e que demora mais, tirando isso é rápido e fácil, e acreditem que os resultados valem a pena.

PASSO 1
Escolhe um número de peças com as quais te sintas confortável em ter. No meu caso foram 55 peças. Sim há quem escolha 35, há quem escolha 100, eu no meu caso para os próximos 3 meses optei por 55 peças, englobando partes de cima, de baixo, casacos, calçado e malas. Tudo o resto, roupa interior e pijamas, não conta para estes cálculos.

Há quem neste número de items não inclua as malas, há quem acabe por incluir tudo. Eu preferi apenas deixar de fora a roupa interior, pijamas, roupa de treino e acessórios. Isto fica ao critério de cada um, tal como o número de peças.

A minha escolha foram 55 e é daí então que vamos partir.

Como cheguei ao 55? Dividindo as peças por categorias, dando um X número de peças para cada uma delas.

PASSO 2
Usar estas 55 peças durante 3 meses, ou seja uma estação. No meu caso comecei já a meio do Outono, portanto irei fazer meio Outono e meio Inverno, pelo menos por agora, uma vez que as peças não variam muito nestas duas estações.

Uma coisa boa é não incluírem os acessórios porque assim podem usá-los para dar um toque diferente consoante a estação do ano em que estão.

PASSO 3
Evitem as compras durante estes três meses, pelo menos até às últimas semanas da estação aonde podem começar a comprar algumas coisas para a estação seguinte e quem sabe o próximo capsule wardrobe.

Não vou mentir, tenho em mente comprar algumas peças, a maioria para substituir outras que estão já bastante usadas e já em fim de vida, e mais uma ou duas que para mim são essenciais num guarda-roupa e não tenho.  

Basicamente evitem as compras por impulso de artigos que só estarão "na moda" na estação corrente...se conseguirem.

PASSO 5
Dividam o vosso roupeiro, façam as vossas escolhas...e as restantes roupas? Vamos por partes para facilitar.

Esvaziem todo o vosso roupeiro, sim, vai ser de loucos, o vosso quarto vai parecer a feira mas isto é essencial para terem noção de tudo o que têm. Ter um armário vazio vai ajudar-vos a organizar e a verem com clareza o rumo que pretendem tomar. Sugiro que enquanto tiram para fora vão dividindo as peças por categorias.

Peça por peça dividam tudo entre as seguintes categorias:
  • AMO ESTA PEÇA E FARTO-ME DE A USAR! - Para manter, coloquem no armário, isto é se estiver de acordo com a estação. 
  • UHM, TALVEZ. GOSTO DISTO MAS TENHO DÚVIDAS. - Não é a cor certa? Ou se calhar não a têm usado tanto mas até gostam dela? Sabem que na próxima estação lhe vão dar uso? É algo com valor sentimental e não se querem desfazer dela? Guardem estas peças numa caixa, ou noutro local que queiram, mas não no armário. Sabem que têm aquela peça guardada e sempre podem voltar a ela, se não voltarem daqui a uns meses então o mais certo é ser hora de se separarem por bem.
  • NÃO! Nem é preciso explicar mais. Se está bom é para dar, se não está então vai para o lixo directamente.
  • SASONAL. Um casaco de Inverno não se usa no Verão. E um vestidinho de alças é um bocado frio para o Inverno, certo? Hora de arrumar e esperar pela estação certa. 

Olhem para o vosso roupeiro e vejam o que entrou e ficou. Parabéns, têm finalmente o vosso Capsule Wardrobe!


Bem-vindos ao meu Capsule Wardrobe. 
Até pensei deixar esta parte para uma publicação diferente mas achei por bem juntar tudo para que possam ver tudo num só local, mesmo assim só irei falar mais detalhadamente sobre o meu Capsule Wadrobe Autumn/Winter 2015 numa outra publicação, por isso estejam atentos (vão ver esta imagem de novo,é claro). 

3 comments

  1. Adorei! :D
    Acho 55 peças de mais para 3 meses, mas é um progresso ! Amo as peças que escolhes-te, muito versáteis!
    Vivo com o meu Capsule Wardrobe ja ha quase 2 anos (eu fiz um para o ano inteiro de 60 peças) e não quero outra coisa. Tenho mudado umas quantas peças desde o ano passado, mas a base mantém-se a mesma =)
    Vais ver que nao vais querer outra coisas :P

    Sophie.

    ReplyDelete
  2. Quando te vi a falar desta ideia pelo snap adorei! :P
    E fiquei tentada a experimentar ahahah
    Acho que é óptimo e que nos pode ajudar a vários níveis! A separar o que realmente gostamos daquilo que simplesmente está ali por piedade ahah para sermos mais contidas e fazermos compras com cabeça! Para definir o estilo, separamos aquilo que já não nos identificamos tanto, etc!
    Olha adorei! :P

    xoxo

    ReplyDelete
  3. Bom post! Sei que tenho mais de 55 peças, acumuladas ao longo de anos, mas com isso arranjas-te bem! Eu pelo menos sei que não uso 55 peças durante uma estação...mas tenho que ter muitas mais ahah :p manias de gaja. Já tentei várias vezes fazer isso ao meu roupeiro, mas não consigo!

    Jiji

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.