SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
26 anos, plus-size blogger e fotógrafa

N E W S L E T T E R

A arte de poupar



Quem me conhece ou quem segue o blog à tempo suficiente sabe que uma das minhas grande paixões é (e sempre foi) a cozinha. Não sou adepta de Bimby's, mesmo sabendo que têm a sua utilidade. Eu sou pessoa de meter as mãos na massa, ter quatro panelas ao lume, um forno a funcionar e passar horas a cozinhar. É algo que me relaxa, que me faz feliz e que sei que faz os outros felizes porque acabam sempre por comer o que faço.

Não tenho casa própria, é certo e sabido, mas como trabalho por casa sou eu que coordeno tudo por aqui. Sou eu que faço as compras e preparo as refeições, planeio tudo para uma semana e sei sempre o que há no frigorífico e na despensa. Porém, e mesmo não sendo a "minha" casa, sei bem o que custa ter um orçamento e fazer render cada tostão, poupar e saber não desperdiçar nada.

Para além disto gosto da ideia de poupar e ter uma vida e casa mais "verde", não só pelo facto de aproveitar todos os alimentos mas também fazendo render o funcionamento de um frigorífico e congelador ao máximo (tal como outras máquinas, não faz sentido ter meia dúzia de coisas dentro dos mesmos quando no fim estamos apenas a desperdiçar energia.

Engraçado é que neste momento também a IKEA está com os "Dias Verdes" aonde tem campanhas e eventos que ajudam as pessoas a tirar o melhor partido da sua casa e conseguir na mesma criar um ambiente e vida mais saudável. Para além disto está ainda a lançar a Anvândbar, aquela que promete ser a linha de produtos mais amigo do planeta (com materiais naturais).

Assim sendo trago alguns dos meus truques, os que uso para não desperdiçar comida, para armazenar coisas que por vezes se compra em promoções e guardar produtos frescos que se estragam facilmente.



Sou super adepta destas caixas plásticas herméticas da IKEA, da linha 365+. A minha mãe começou por comprar algumas e agora temos um monte delas guardadas dos mais diversos tamanhos. Servem para guardar o queijo, fiambe e charcutarias afins, e ainda para aproveitar o que sobra de alguns pratos (tenho a tendência de cozer sempre massa a mais, por exemplo).

Descobri ainda que são óptimas para aquecer comida, mesmo preferindo recipientes de vidro para este efeito. Têm um "botão" que serve para levar a comida ao microondas sem secar os alimentos. Posso ainda adicionar que é dos plásticos que mais bem lava na máquina, não deforma, seca rapidamente e mantém-se impecável.

Ou seja. converso os alimentos de sobra, tento não estragar nada incorporando as sobras nas refeições dos dias seguintes ou até para um daqueles momentos em que não sabemos o que fazer e nada é mais rápido que aquecer algo feito por nós.



Depois a parte de congelar e guardar alimentos mais sensíveis. No meu caso comecei a usar os sacos de congelação e fecho zip, quer seja para congelar ou guardar certas coisas no frigorífico. Tirei a ideia depois de um dos programas do Jamie Oliver e verdade é que desocupa imenso espaço dos congeladores apertados e fica tudo mais facilmente acessível.

Em cada saca escrevo sempre, com caneta permanente, o que está lá dentro, a quantidade e a data a que foi congelado, assim tenho sempre noção daquilo que estou a tirar e descongelar sem me perder num mar de coisas que parecem todas iguais,

Uma das coisas que faço é descascar várias cabeças de alho e guardá-las num destes sacos no congelador. Assim o alho não apodrece como por vezes acontece, dura imenso tempo, e pode ser utilizado sem descongelação prévia (podem até cortar o alho congelado que conseguem fazê-lo facilmente, ou se preferirem deixem à temperatura ambiente durante uns cinco minutos que ele descongela muito rapidamente).

Outras das coisas que costumo fazer em grandes quantidade e congelar são as panquecas de aveia. Faço as ditas, deixo arrefecer, embrulho cada um em papel vegetal, coloco num destes saco e congelo. Depois é tirando à medida que vou precisando, levo ao microondas cerca de um minuto e estão tão boas como quando as fiz.

Uma outra ideia é conservar ervas aromáticas, como salsa, depois de apanhada, sem ser lavada, e num destes sacos no frigorífico.

No fundo o que aqui estou a tentar passar é a ideia de uma casa e vida mais sustentável, com o cuidado de não desperdiçar alimentos que bem conservados são facilmente consumíveis antes de se estragarem.

E quem estiver por perto de uma das lojas IKEA tem várias actividades a decorrer e sobre as quais deixo aqui uma nota.

- Teresa Chambel, Diretora da revista “Jardins” e autora do livro “Um Jardim dentro de Casa”, vai mostrar como podemos trazer a sustentabilidade para o nosso dia-a-dia, sem precisarmos de um jardim, um terraço ou uma varanda, no workshop “Horta na minha Casa” (IKEA Braga 1 de junho e IKEA Matosinhos 2 de junho, às 19h00; IKEA Alfragide 4 de junho, às 16h00 e IKEA Loures 5 de junho, às 11h00). 

 - Iara Rodrigues, nutricionista e apresentadora de televisão, vai dar sugestões para uma alimentação mais saudável (IKEA Loures 4 de junho, às 16h00; Alfragide 5 de junho, às 11h00), e a chef Mafalda Pinto Leite, do blog ‘Dias com Mafalda’ (Matosinhos 1 de junho, às 19h00 e Braga 2 de junho, às 19h00). 

 - Durante esta semana, nas lojas IKEA, os mais pequenos vão ser desafiados a fazer um peddy-papper amigo do ambiente. Ao longo do percurso da loja, vão aprender mais sobre sustentabilidade, completando um mapa e recebendo uma surpresa no final.

Tenho muitas mais dicas que posso partilhar convosco, só têm de pedir. E vocês? Têm dicas que gostassem de partilhar?



4 comments

  1. Oba! Vou experimentar essa das panquecas. Grandes ideias, Joaninha. Cá por casa, o esquema também é o mesmo: não se deita comida fora!

    Jiji

    ReplyDelete
  2. Como faço pizzas em casa e gosto de pimentos vermelhos, costumo congelá-los, assim tenho-os sempre à mão :)

    ReplyDelete
  3. Também não sou fã dos robots de cozinha, até porque já experimentei na casa de um familiar e parece-me que aumentam o tempo de preparação da comida, porque estás a trabalhar só com um recipiente. Não costumo congelar comida, só massa de pizza :)

    Kill Your Barbies

    ReplyDelete
  4. Gosto imenso das tuas ideias, parabéns e obrigada pelas dicas fabulosas que compartilhas connosco.Estamos sempre a aprender. Beijinhos.

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.