SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

NaNoWriMo e a minha paixão pela escrita



Mais um ano e mais uma publicação sobre o NaNoWriMo, um projecto fantástico no qual tenho vindo a participar desde 2009 e sobre o qual vos vou contar tudo, para quem não conhece ou para arrastar comigo quem quiser entrar nesta ideia louca de escrever 50,000 palavras num único mês. Não apenas porque sou maluca, mas porque quem me conhece sabe que a escrita é uma paixão que me acompanha desde os primeiros anos de escola e ainda não fosse uma das minhas resoluções dos 30 Antes dos 30 a intenção de escrever um livro (completo) e quem sabe publicar o mesmo.

O NaNoWriMo começou no ano de 1999 e no fundo é um projecto de escrita criativa, que decorre no mês de Novembro de todos os anos desde então e que apesar de ser um projecto "sediado" na Internet (e mais concretamente nos Estados Unidos aonde existe uma enorme promoção deste evento), é um projecto que visa motivar à escrita criativa, quer seja em forma de um conto de ficção, uma colectânea de contos, um livro de receitas, fanfiction ou o que quer que seja.

A escrita criativa aqui é um pouco subjectiva, uma vez que o intuito do desafio lançado pelo NaNoWriMo (que é a abreviatura para National Novel Writing Month) é escrever um mínimo de 50,000 palavras, ou seja aquilo que é necessário para ser considerado um livro com uma estrutura e história básica (são cerca de 120 páginas, trocando as coisas por uma métrica assim feita a olho).

Não há realmente vencidos nem vencedores, é um desafio que se baseia um pouco num código de honra e honestidade, uma vez que podemos dizer que escrevemos as 50,000 palavras ou mais (eu já cheguei próximo das 100,000 em 2011 ou 2012). No fundo, tal como explicado anteriormente o projecto é um incentivo à escrita, que começou com a ideia de levar mais jovens a escrever e a interessarem-se por esta actividade. O NaNoWriMo começa oficialmente à 00:01:01 (sempre na hora de cada país) do dia 1 de Novembro e termina às 23:59:59 do dia 30 do mesmo mês.

A melhor parte é que existem fóruns de ajuda, motivação e procrastinação, e para os vencedores há sempre alguns prémio de consolação que passam por descontos em softwares de escrita e edição, até à impressão gratuita dos nossos livros em sites online. O importante é realmente a escrita, a vontade de superarmos as nossas capacidades e as amizades que se fazem pelo caminho.

Em Portugal existem vários grupos, sendo que ao Porto e Lisboa, este ano se juntou um grupo Algarvio, que organiza encontros em locais das cidades para escrever horas a fio, beber chocolate quente e falar imenso, para além de puxarmos e nos motivarmos uns aos outros.

Podem espreitar o meu perfil aqui e se se juntarem a mim nesta aventura literária avisem, é sempre bom ter caras novas por lá!

4 comments

  1. Nunca tinha ouvido falar, confesso! :)

    ReplyDelete
  2. Não conhecia querida, mas fiquei apaixonada pelo conceito. Também adoro escrever e às vezes sinto que ser blogger de beleza me prende ligeiramente - acho que tinha outra 'liberdade' na escrita antes do blog. Quem sabe não me junte :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // ganha uma agenda ‘hoje podes ser feliz’ // ganha um produto victoria’s secret e um carmex //

    ReplyDelete
  3. Já ouvi falar muito do projecto e todos os anos fico tentada a participar... Ainda não aconteceu, mas um dia lá estarei. Boa sorte :)

    ReplyDelete

© The Paper and Ink