SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Como criar uma primeira boa impressão



Se há coisa crucial nos dias que correm é a primeira impressão com que alguém fica de nós mal nos conhece, antes de dizermos uma única palavra ou até de saberem ao certo quem somos. A primeira impressão é algo que dura poucos segundos, se não até menos, e quanto mais impactante e positiva for, melhor para nós, afinal sub-conscientemente essa primeira impressão acaba por ditar muitas vezes o rumo de uma conversa, o destino de uma entrevista de trabalho ou até mesmo de uma relação. 

Como fotógrafa de casamentos aprendi que das coisas mais importante que existem é de facto causar esta boa impressão, afinal eu vou estar com aquele casal e toda a sua família durante um dia inteiro, bem de perto, tão próxima que quase faço parte de tudo aquilo mas ao mesmo tempo não faço. Quero que se sintam bem comigo, que se sintam seguros como se estivéssemos entre amigos, mas também quero que me escolham pelo meu profissionalismo e trabalho. Assim sendo causar uma boa primeira impressão, no primeiro encontro que tivermos (que muitas vezes, acreditem, é no próprio dia do casamento) é fundamental para mim. Estes são alguns dos truques.

01. DRESS TO IMPRESS
Ou veste-te mesmo para impressionar, qualquer que seja a ocasião e tendo em conta para o que vais. Se no meu caso eu tenho de estar confortável, também sei que vou estar num casamento, um ambiente que acaba sempre por ser mais formal, assim sendo opto por tons escuros, quase sempre preto e peças clássicas mas com as quais me posso mover facilmente. O mesmo acontece se vais para uma entrevista de emprego, um primeiro encontro ou outro. Veste-te de acordo com a ocasião, veste-te tendo em conta a tua personalidade, mas mantém tudo muito coeso e de modo a que quem te veja note logo que existe ali algo de impressionante na maneira como te vestes. 

02. MANTÊM-TE ABERTO
Neste caso é mesmo ires com um espírito de abertura e acções que reflectem isso mesmo. Faz com que a outra pessoa se sinta bem-vinda e que consigas uma proximidade, mesmo que profissional, com o outro ou outros. Se estiveres a usar um casaco deixo-o aberto, não cruzes os braços, nem as pernas. Torna a tua linguagem corporal acessível, simpática e acessível.

03. SORRI
Sorri nem te comece a doer tudo, nem que te vás encontrar com alguém com quem não te dá vontade de sorrir (usa a técnica de pensar noutra pessoa). Um sorriso, por mais leve que seja, pode ser algo memorável para outro, está provado até. Para além disso um sorriso faz de ti uma pessoa simpática e acessível. o que causa uma óptima impressão, tal como falamos no ponto anterior.

04. DIZ OLÁ E TEM UM APERTO DE MÃO FIRME.
Um "Olá. Como está?" é fundamental. Não saltes logo para o momento em que te apresentas. Este simples "olá" pode ditar o rumo do resto da conversação de um ponto de vista bem positivo. Para além disso estás a criar uma empatia com o outro ao questionar como ele ou ela se encontra, mostrando cuidado e simpatia. Já o aperto de mão, não vás numa de partir os dedos a alguém, mas um aperto de mão firme, quer para homens como mulheres, mostra assertividade e firmeza. Ninguém gosta de apertos de mão como se estivéssemos a agarrar um peito de frango frio e escorregadio. Lembra-te ainda de não sacudir a mão da outra pessoa violentamente, um gesto ascendente e descendente único, firme mas leve, é o suficiente.

05. OUVE
Não entre num estado tal em que falas tanto que ou a outra pessoa nem diz nada, ou tu nem respiras ou pior ainda, em que te engasgas todo. Ouve atentamente, não te esqueças de pormenores importantes. Pratica a escuta activa, o cuidado em ouvir o outro tal como queres que o outro te oiça a ti. Ao invés de pensares no que vais dizer a seguir (isto não é um jogo de xadrez), ouve o que o outro tem a dizer e foca-te no que podes usar das palavras dele ou dela para criar uma empatia sem te esqueceres do que é importante e da razão pela qual ali estás.

2 comments

  1. Adorei as tuas dicas. Adoro que tenhas referido a firmeza do aperto de mão, é tão importante!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ReplyDelete

© The Paper and Ink