SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Tira maior partida das imagens do teu blog

Tira maior partido das imagens do teu blog com optimização de imagens e SEO.

Imagens bonitas e bem conseguidas são uma das coisas que mais gostamos de ver num blog, porém quantas vezes temos imagens maravilhosas e não há um feedback sobre elas? Se perdemos tempo para a criar conteúdo e textos interessantes e bem estruturados para os nosso blogs, as nossas imagens deviam beneficiar desse mesmo cuidado e haver uma optimização e aprimorar o SEO das mesmas (search engine optimization). Acreditem que é fácil e que depressa se torna uma rotina sem a qual já não passam sempre que criarem uma nova publicação.

REDIMENSIONA AS TUAS IMAGENS
As imagens que importas da tua câmara, são por norma ficheiros de grandes dimensões. Um blog por norma tem imagens entre os 600 e os 1000 pixeis de largura, o que quer dizer que se fizeres o upload das fotos tal e qual como elas saem da tua máquina, o mais certo é teres uma imagem de 5000px (aproximadamente) que na maior parte dos casos vai demorar imenso tempo a carregar (não só para ti mas para quem vê a tua página, em especial quem tem acessos mais lentos de internet).
Para além da demora a carregar as tuas imagens, o tráfego despendido é muito maior o que pode ser péssimo para quem usa dados móveis ou pacotes de internet com tráfego limitado.
Abre as tuas imagens em qualquer programa de edição e redimensiona as mesmas para a largura máxima do teu blog, os teus seguidores agradecem.

RENOMEIA AS TUAS FOTOS
Este é dos passos fundamentais para um melhor SEO. Esquece o upload de uma imagem IMG123.jpg, ao invés altera o nome da foto para algo ilustrativo e descritivo, como por exemplo imagem-optimização-blog.jpg. Não renomeies as fotos com preposições, apenas as palavras chaves essenciais e usa hífens entre as mesmas, uma vez que o Google (e outros motores de pesquisa) não "vêem" as tuas fotos mas fazem a leitura dos nomes que dás às tuas imagens. Assim facilitas a vida dos motores de busca para que a tua imagem apareça quando alguém fizer uma pesquisa relacionada com as tuas palavras-chave.

ALT TEXT
O Alt Text ou Alternative Text (texto alternativo) é algo que podes e dever adicionar manualmente a cada uma das tuas imagens uma vez que as tenhas prontas na publicação. Para isto basta acederes às propriedades da imagem e colocar uma descrição alusiva à tua imagem. O alt text é importante por duas razões fundamentais, primeiro o Google ou outros motores de buscar vão entender sobre o que "fala" a tua imagem e a tua publicação, sendo que é um resumo mais extenso do que o nome da foto; em segundo lugar é importantíssimo para pessoas com deficiências visuais em que a leitura do alt text lhes explica o que aquela imagem representa. O Alt Text ajuda ainda sites como o Pinterest, que é um motor de busca para imagens (de uma forma muito simplista) a dar a conhecer as tuas imagens a quem procura algo relacionado com a tua publicação.


4 comments

  1. adorei o post, e ajuda imenso, parabéns pela iniciativa e obrigada!
    e sigo o blog claro!

    ReplyDelete
  2. Uma pergunta querida, se redimensionar as minhas imagens não perderei qualidade?

    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ReplyDelete
  3. Adorei este post, está aqui muito daquilo que vamos aprendendo com os blogs ao longo dos anos.
    Beijinho

    ReplyDelete
  4. Desconhecia o Alt Text, obrigada pela informação :)

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.