SLIDER

26 anos, plus-size blogger e fotógrafa

N E W S L E T T E R

Press Trip Arcopedico

Quem nos segue pelo Instagram, sabe que no final do mês de Novembro estive dois dias fora de casa numa press trip bem diferente a convite da Arcopedico. Foram dois dias realmente intensos mas que acima de tudo foram muito instrutivos, afinal de contas conhecer o processo de fabrico e história de uma marca de calçado com 50 anos, é de facto algo não só muito especial como também muitíssimo interessante.

Hoje venho mostrar-vos em muitas imagens como decorreu a nossa viagem, tudo o que fizemos e vimos, e em breve prometo que falo mais detalhadamente sobre cada local e cada nova experiência. Já agora, fiquem atentos, ali pelo meio vão ter direito a um vídeo.

Partimos às 10 da manhã de Campanhã, rumo a Vila do Conde. Não só esta é a cidade da Arcopedico como foi também a cidade que tão bem nos acolheu. Como não é longe da zona centro do Porto eu já conhecia Vila do Conde, mas foi fantástico perceber como afinal havia ainda tanto para descobrir, como irão ver no resto desta publicação.

Só tenho pena de não ter uma foto da nossa carrinha e do Sr.Paulo, da AneTours. Foi ele que nos guiou a todos os locais (e acreditem que foram bastantes) durante os dois dias desta press trip, e foi ele que nos fez rir às gargalhadas, daquelas de quase ir às lágrimas, em tantas ocasiões.

O resto dessa manhã foi passado no Santana Hotel & Spa, aonde ficamos alojados nos dois dias da nossa viagem. Um hotel com uma localização maravilhosa, bem ao lado do Rio Ave, com vista sobre o centro da cidade e sobre o Mosteiro de Santa Clara,na outra margem do rio.

Infelizmente não houve tempo para uma ida ao spa, mas valeu a pena pelas vistas, especialmente da zona do restaurante aonde almoçamos nesse mesmo dia.

Uma boa parte da tarde foi então passada na fábrica da Arcopedico, aonde trabalham mais de 120 funcionários e aonde há 50 anos se criam sapatos confortáveis para acomodar as necessidades de quem trabalha imenso em pé ou até mesmo para quem procura conforto e uma sustentação correcta do seu pé em qualquer momento do dia.

Podia falar imenso sobre o que vimos e aprendemos, mas prefiro deixar toda essa magia para uma publicação mais detalhada. A tour do local foi-nos dada pelo Doutor Elio Parodi, neto do fundador, também ele Elio Parodi.

A tarde terminou na Rua Santa Catarina, em plena baixa do Porto, e na loja da marca existente no local. Aí foi possível apreciar ainda mais de perto o cuidado que a marca tem tido em aliar o conforto a uma vertente de design que cativa cada vez mais um público alargado e não apenas profissionais que procuram sapatos confortáveis.

Fiquei imensamente tentada com diversos modelos, e quando sei que eles vão ser confortáveis, então a tentação fica ainda maior e sei que vou voltar à loja!

O jantar dessa noite ficou a cargo do Restaurante Traça, bem no Largo de São Domingos (ao fim da Rua das Flores). Era um daqueles locais que já andava a querer visitar à meses e foi esta a melhor oportunidade que tive para o fazer. O local é giríssimo, super acolhedor, e tem uma especial incidência nas carnes de caça no menu, sendo que todo o menu é bem inspirado na cozinha tradicional com fortes influências ibéricas.

O final da noite levou-nos até ao Yeatman, mais propriamente ao Dick's Bar, aonde celebramos a nossa viagem com um Porto e imensa conversa.

O dia seguinte começou um amanhecer cedo e um pequeno-almoço delicioso no restaurante do Hotel Santana, antes de calçarmos os nossos novos sapatos da Arcopedico e seguirmos rumo ao centro de Vila do Conde.

Começamos uma manhã de passeio e de descoberta da cidade, a convite da Câmara Municipal. Apesar de tudo, e como o tempo era pouco, visitamos apenas alguns dos locais mais importantes e ficou no ar a promessa de numa nova visita com tempo e com vontade de conhecer ainda melhor a cidade.

Depois de uma visita à Loja Interactiva de Turismo, bem à beira-rio no Rua do Cais das Lavadeiras, demos então início à nossa visita, numa manhã fria mas com um sol maravilhoso.

Primeira paragem: Museu das Rendas de Bilros. Lembro-me de me falarem desta renda e de eu não ter o mais mínimo interesse, porém a verdade é que por vezes temos de conhecer as coisas de perto para lhes darmos valor e neste caso foi preciso entender a perícia e trabalho por detrás da elaboração da renda de bilros para poder apreciar esta arte.

A visita seguiu rumo ao Mercado Municipal e ao Centro da Memória, uma antiga casa brasonada que hoje alberga séculos de história e de descobertas arqueológicas, bem como exposições temporárias e imensa história sobre a cidade e as suas origens.

A manhã terminou com a visita à Alfândega Régia, aonde conhecemos a história da Alfândega em tempos antigos, desde a chegada das mercadorias à venda das mesmas. Mesmo sendo uma visita pequena houve espaço para imensa discussão sobre história e hábitos de outros tempos.

Infelizmente a Nau Quinhentista ficou fora do roteiro devido a um problema no mastro principal que levou ao encerramento do acesso à mesma por questões de segurança.

Em terra de mar, pescadores e varinas, o almoço tinha de ser peixe e assim almoçamos no restaurante O Cangalho, um local super pitoresco e com comida maravilhosa, especialmente para quem gosta de peixe. Desde a petinga, às pataniscas (por lá chamam-nas de sonhos), passando pela ovas de peixe e a tudo o resto. O menu é gigante e a comida para além de imensamente bem servida (doses enormes) é realmente saborosa e bem confeccionada. Isto tudo pautado pela boa disposição do atendimento, fazem d'O Cangalho um local a visitar de novo.

A tarde acabou com a visita ao Labiomep (Laboratório de Biomecânica do Porto) aonde ficamos a conhecer o estudo que a o laboratório desenvolveu em conjunto com a Arcopedico sobre a nossa forma de andar, a sustentação corporal exercida pela força que fazemos ao caminhar, entre tantas outras coisas extremamente científicas, mas para mim muitíssimo interessantes, que ficamos a saber e a conhecer mais de perto.

Foram sem dúvida dois dias bem repletos mas extremamente gratificantes, não só como blogger, mas como pessoa que precisa realmente de calçado que proporcione conforto sem descurar o design.

xxxxxxx

Obrigada à Arcopedico e todos os envolvidos nesta press trip, desde o Hotel Santana, aos restaurantes Traça e O Cangalho, bem como à CM de Vila do Conde e ainda a Anetours