SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
26 anos, plus-size blogger e fotógrafa

N E W S L E T T E R

10 coisas a fazer antes de começares a semana



Se há algo que eu não dispenso é organização, mesmo que no meu caso seja um hábito um tanto ou quanto compulsivo, mas que mesmo assim é para mim fundamental. Assim sendo acredito que uma boa semana, e acima de tudo uma boa Segunda-feira, começa sem preocupações, sem stress desnecessário e que acima de tudo uma nova semana deve trazer boas energias e motivação - ao invés de exaustão e terror de enfrentar uma semana nova. 

Já que hoje é Sábado, de manhã, então vamos lá aproveitar este fim-de-semana para dar o rumo certo à semana que se avizinha e aqui ficam 10 dicas, ou coisas a fazer, para começares a tua semana da melhor maneira.

01. DESCANSA
Acredita que este é um dos pontos mais essenciais, quer seja fim-de-semana ou não. Se achas que ficares até altas horas da noite a acabar aquele trabalho ou apresentação para "depois" teres tempos é a coisa certa, acredita que apenas estás a tirar-te tempo. Se por um lado ficas menos produtivo ao longo de longas horas de trabalho, ficar até mais tarde fará com que percas mais tempo depois para poderes descansar e falsamente repor as horas que não descansaste.

02. MANTÊM-TE  FIEL À TUA AGENDA
Os teus compromissos, os teus objectivos, tudo o que tens a fazer. Quer seja este fim-de-semana ou durante a semana, faz o que tens a fazer, não procrastines aquilo que tem de fazer nem deixes para amanhã aquilo que tens de fazer hoje. Se seguires a tua agenda o mais certo é teres sempre tempo extra para tudo o resto.

03. REVÊ OS TEUS OBJECTIVOS
Vê o que tens a fazer, os objectivos que tens traçados para a semana ou a médio/longo prazo. Manteres a tua mente focada e relembrada dos objectivos que tens de cumprir e que queres conseguir é meio caminho andado para os conseguires concluir.

04. DEFINA PRIORIDADES
O que é mais importante durante a próxima semana? Aquela apresentação que já podias ter feito ou o aniversário do teu melhor amigo? Faz o que tens de fazer primeiro mas não te esqueças de teres tempo também para as coisas importantes. Define as prioridades da tua vida para que a vida profissional e social se consigam manter sem sentires que uma ou outra são pesos sobre os teus ombros.

05. APROVEITA PARA ESTARES COM QUEM GOSTAS
A felicidade relaxa, ajuda a manter-mo-nos positivos e faz bem, muito bem. Faz com que haja sempre para veres e estares com quem mais gostas: família, amigos, cara metade... Aproveita o tempo para um café com amigos que não vês à tempo porque a vida profissional de todos se mete no caminho, aproveita para mimos extra com a tua cara metade, aproveita para uma almoçarada em família. Quer faça chuva ou faça sol faz planos para ser feliz!

06. COMPRA E PREPARA AS TUAS REFEIÇÕES
Eu sou a gaja que planeia uma semana inteira de refeições e compra tudo o que precisa e apenas o que precisa. Não há nada mais chato que acordar de manhã, depois de termos adormecido aqueles 15 minutos extra e não sabermos o que tomar de pequeno-almoço, ou chegar ao fim do dia, cansados, sem vontade de nada e sem saber o que fazer para jantar e acabar por comer uma porcaria qualquer. Planeares as tuas refeições não só te poupa tempo, como te ajuda a focar na tua alimentação, a comeres melhor, regradamente e ainda te ajuda a nível económico porque vais ter sempre menos oportunidades de gastar em porcarias ou coisas que vais acabar por não comer e se vão estragar no frigorífico. 

07. PLANEIA O QUE VAIS VESTIR
Vê a meteorologia, vê a tua agenda (para veres reuniões, saídas, festas, o que quer que seja), e planeia o que vais vestir na semana seguinte - mesmo que de um modo muito genérico. Eu, por exemplo, adoro usar o Polyvore e criar conjuntos com peças parecidas ou iguais às que tenho, não só ajudando-me a visualizar como o conjunto fica mas também a saber o que usar em casa ocasião.

08. FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A SEMANA ANTERIOR
Vê os objectivos falhados e os conseguidos, vê o que ficou por fazer, em que perdeste mais tempo, o que está encaminhado e reflecte sobre tudo o que fizeste, nos vários campos da tua vida. Assim conseguires perceber o que estás a fazer bem e o que pode e deve ser mudado para melhores a tua vida e a tua gestão de tempo.

09. ORGANIZA
Clean life, clean mind. Para mim funciona tudo assim. Gosto de espaços sem grande desorganização, sem confusão, em que cada coisa está aonde deve estar e fazendo sentido naquele espaço, tendo uma função. Este alastra-se a todos os campos da nossa vida, do roupeiro, à secretária, às pessoas tóxicas e tudo mais. Organiza-te, limpa a confusão.

10. CELEBRA OS TEUS FEITOS
Celebra todas as coisas positivas, das grandes às mais pequenas. Celebra aquele trabalho conseguido, aquele projecto concluído, celebra o facto de teres conseguido riscar todas as coisas de uma lista (por mais pequena que seja). Celebra o facto de teres tomado café com os teus amigos, teres conseguido manter a dieta ou teres ido fazer três treinos numa semana como te tinhas proposto. 


5 comments

  1. Gostei muito do teu artigo e apesar de saber que é tudo verdade nem sempre ponho em prática.

    ReplyDelete
  2. Gostei bastante, obrigada pelas dicas e motivação para um fim de semana em grande. Beijinho
    http://cristianalifestyle.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Preciso mais destes post's! :p

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Adorei. É muito isto. Mas faço outra coisa, abuso na comida aquilo que não abusei durante a semana :P

    ReplyDelete
  5. Raramente consigo planear o que vestir. Visto-me, e como, de acordo com o estado de espírito com que estou naquele dia por isso é muito complicado para mim planear roupa e refeições. Mas admito que poupo imenso tempo quando o faço.

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.