SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

N E W S L E T T E R

Granola caseira



Há dois meses que não vos trazia uma receita, algo que sei que agrada a imensa gente e verdade é que o que não me falta são receitas que posso partilhar, adoro cozinhar, sou eu que faço quase tudo cá por casa e sou fã de experiências, portanto receitas tenho imensas!

Desta vez trago-vos mais uma receita assim mais saudável, mais igualmente deliciosa. A granola está na moda e é tão fácil de fazer que só vosso posso aconselhar a experimentar. Sou adepta de fazer tudo o que conseguir em casa, assim sei o que estou a comer, o que coloco nas misturas e não há cá coisas desnecessárias.


Claro que há imensas opções e misturas que podem fazer mas no meu caso optei por uma granola com mistura de sementes, avelãs, castanha do pará (ou noz do brasil) e canela. Quem gostar de outros frutos secos pode dar asas à criatividade, ou até juntar pepitas de chocolate ou cacau cru.

A compota que vêm nas fotos também foi feita em casa, com a ajuda da Yammi, e se pedirem muito também vos trago a receita...porque também a podem fazer num tacho.


INGREDIENTES
  • Flocos de aveia; cerca de 250gr (isto foi um bocadinho a olho)
  • Mistura de sementes; cerca de 4 colheres de sopa
  • Avelãs e castanhas do pará, picadas grosseiramente; a quantidade que desejarem
  • Óleo de coco ou outro óleo que preferirem sem sabor; 3 colheres de sopa
  • Xarope de ácer (maple syrup), mel ou xarope de agáve; 3 colheres de sopa
  • Canela em pó, opcional mas eu gosto do sabor; 1 a 2 colheres de sopa (conforme o gosto)

PREPARAÇÃO
  1. Numa tigela misturar a aveia, sementes e frutos secos, misturando tudo muito bem.
  2. Ligar e pré-aquecer o forno a 180cº.
  3. Forrar um tabuleiro de forno largo com papel vegetal.
  4. Num tacho em lume brando, colocar o óleo de coco, o xarope de ácer e a canela. Misturar bem e deixar cozinhar um pouco até terem uma mistura homogénea.
  5. Juntar a mistura que fizeram ao lume à taça de aveia e ingredientes secos. Mexer tudo muito bem com uma colher de pau (nunca com as mãos uma vez que estará bastante quente). É importante que tenham a certeza que tudo fica minimamente coberto, por isso mexam bem.
  6. Colocar a mistura final no tabuleiro forrado e espalhar bem para que possa cozinhar uniformemente.
  7. Levar ao forno entre 18 e 30 minutos. Depende imenso do vosso forno mas a cor e cheiro vão-vos ajudar a perceber que a granola está pronta. Mexer a meio do processo, mais ou menos aos 10/12 minutos.
  8. Retirar do forno, deixar arrefecer e colocar em recipientes herméticos ou sacos com fecho zip.

Aconselho vivamente a não irem para longe do forno porque a granola pode queimar de um minuto para o outro, e granola queimada...bem, não é muito saborosa.






4 comments

  1. Vou sem dúvida experimentar. Tenho feito ultimamente apenas com aveia, sementes de girassol e de linhaça, mel e um pouco de canela e fica bom, mas sinto sempre que falta algo! Obrigada pela partilha!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ReplyDelete
  2. Hum parece mesmo bom, eu costumo comer aquelas já feitas nos supermercados, mas nada como fazermos nós hehe :3

    A RUIVA BLOG
    FACEBOOK
    INSTAGRAM

    ReplyDelete
  3. Já tentei imensas receitas e acho que a última que experimentei foi a que ficou melhor. Até apetece comer como snack.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.