SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Estufado de beringela e cogumelos


Hoje que é Domingo decidi trazer uma nova receita. Acho que ultimamente tenho andado numa onda de partilhar receitas rápidas e saudáveis, algo que é um reflexo das minhas escolhas pessoais na hora de comer. Desengane-se quem acha que eu por ser gorda como porcarias sem fim, não nada disso, mas hoje a conversa não é mesmo essa. Hoje trago-vos uma receita vegetariana (vegan até) que tem sido algo no qual tenho apostado imenso desde que decidi reduzir drasticamente o consumo de carne.

Não tem sido fácil conseguir cozinhar para os restantes membros da família, vegetariano para mim e conseguir encaixar as opções diferentes no "budget" semanal de compras, não que ninguém me tenha dito nada mas não gosto de exagerar quando ando às compras, já não gostava de o fazer antes e certamente que não ia começar agora.


Mesmo assim tem sido um processo de transição que de difícil teve pouco e na verdade sinto-me muito melhor comigo mesma. Para além disso este tipo de receitas são óptimas para fazer em quantidades grandes e depois congelar em porções individuais, assim tenho sempre uma refeição pronta no congelador à qual recorrer.


INGREDIENTES
  • 1 beringela grande
  • 200gr de cogumelos marron (podem escolher outros se preferirem)
  • polpa de tomate
  • cebola (para o refogado)
  • azeite (ou outra gordura da vossa preferência)
  • alho
  • sal
  • pimenta preta
  • tomilho
  • salsa
  • molho de soja (opcional e a gosto, podem usar em vez do sal)
  • uma pitada de açúcar

PREPARAÇÃO
  1. Comecem por cortar a beringela e os cogumelos em pedaços de tamanho igual. Os meus assemelhavam-se a cubos com cerca de 1cm. Não descasquei a beringela mas podem fazê-lo.
  2. Num tacho largo colocar o azeite, o alho e a cebola picada deixando apurar bem, ou seja até a cebola começar a ganhar um tom mais escuro (mas sem queimar).
  3. Colocar a beringela e os cogumelos no refogado e deixar alourar um pouco, vão mexendo para que todos os lados dos mesmos possam ganhar alguma cor.
  4. Temperar a gosto usando sal, tomilho e molho de soja. Eu coloquei sal e molho de soja, muito pouco dos dois.
  5. Deixar cozinhar um pouco mais até os legumes começarem a murchar.
  6. Deitar uma boa quantidade de polpa de tomate. Eu usei cerca de 3/4 a 1 chávena inteira.
  7. Deitar a pitada de açúcar para ajudar a cortar a acidez do tomate (prometo que não vão notar nada doce ou esquisito no final). Podem juntar um pouco de água mas muito pouco, cerca de uma chávena de café uma vez que os legumes irão largar água na cozedura.
  8. Deixar estufar até os legumes estarem bem macios e quase a desfazerem. Podem ir provando até terem a consistência que pretendem e também para corrigir os temperos.
  9. Podem adicionar salsa no fim para um toque de frescura, ou ainda orégão que fica sempre bem com tomate.
  10. No fim é só servir sobre uma cama de couscous, massa, arroz branco ou o que preferirem.
  11. O que sobrar deixem arrefecer, coloquem em sacos de congelação com fecho zip e levem a congelar. Eu gosto de espalhar bem o conteúdo uma vez que tenha o saco fechado para que o mesmo fique o mais recto possível e para que a descongelação seja muito mais rápida

Quem abrir o meu congelador vai muito provavelmente deparar-se com algo assim, tudo separado, com datas, sabendo o que é e dividido por gavetas. Esta é uma ideia fantástica do Jamie Oliver que tenho vindo a pôr em prática há quase dois anos.


4 comments

  1. Tem um aspeto delicioso... Talvez experimente num destes dias que tiver beringela cá por casa :)
    Beijinho

    CHICREACTION.com

    ReplyDelete
  2. que aspecto delicioso!!

    www.mentamaischocolate.pt

    ReplyDelete
  3. tens de fazer empadão com esse estufado, fica uma maravilha xD

    ReplyDelete

© The Paper and Ink • Theme by Maira G.