SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Óbidos



Há locais em Portugal nos quais eu paro, olho e penso "is this real life or is this just fantasy?". Como é que é possível um país tão pequenino ter tantos lugares maravilhoso, eu não sei, apenas sei que temos por cá muita gente que ainda não dá o devido valor à beleza natural, arquitectónica, cultural e tudo o que demais que por cá temos, portanto vamos lá mudar isso! Hoje falamos sobre Óbidos, uma vila encantadora que nos últimos anos tem sido palco de feiras sem fim - do chocolate, medieval, de isto e daquilo - e que acaba por ser muito turística mas mesmo assim continuando a ser extremamente pitoresca.

Tal como todas as publicações dedicadas a viagens, esta vai ser pesada em imagens e mais escassa em palavras, afinal mais vale verem a beleza de cada local do que eu falar infinitamente sobre uma experiência que é tão pessoal.


Óbidos é uma cidade cheia de cor, casas brancas, listas azuis, amarelas, cores fortes, flores bonitas. É uma cidade que inspira alegria, especialmente em dias quentes como aquele que apanhamos. Óbidos é mais do que aquilo que mostro dentro das muralhas, na zona do Castelo, mas é assim que conheço Óbidos e é o que vos mostro aqui.

As ruas são calcetadas, um bocadinho escorregadias portanto sapatos confortáveis são uma necessidade. Por norma a vila costuma ter muitos turistas, as ruas cheias, principalmente a principal que liga da entrada da muralha ao castelo. Mas se subirem uma ou outra rua vão encontrar zonas mais calmas, bonitas e menos cheias de gente, prontas a fotografar e sem mil lojas de souvenirs


Há muitas lojas de recordações, pequenos "atranquilhos" que já são só vendidos a turistas de fora ou para as avós que ainda adoram essas coisas. Depois há imensas pequenas lojas muito giras ao longo das ruas. Chocolaterias pequeninas, lojas de decoração, pequenas boutiques...e a minha favorita: uma livraria com um mercado de flores e biológicos. Senti-me a Bela, da Bela e o Monstro, e queria tornar aquela livraria na minha biblioteca privada, com livros do chão até ao tecto, escadas para chegar a livros a metros do chão...oh que delícia!

Naquele dia visitamos só de tarde, tomamos um café quase há entrada da vila e pouco mais fizemos. Trouxe apenas de lá uma taça pequenina de Bordallo Pinheiro e o desejo de ter comprado muitos livros e muitos legumes.


As flores misturam-se com as cores e para cada lado que se olha há coisas giras para ver, para fotografar, para fugir às coisas turísticas. Também há muita ginjinha de Óbidos, especialmente em copo de chocolate mas é daquelas coisas que a mim, e a nós, não nos chama muita à atenção.


Finalmente se chega ao castelo. Giro para umas fotos, até dava para uns episódios de Game of Thrones. Valeu-nos não haver nenhuma feirinha a decorrer naquela altura, menos turistas mesmo sendo Agosto e menos confusão.

Óbidos é gira que se farta, dá fotos lindas e é sempre um passeio agradável caso consigam arranjar onde estacionar (especialmente nos meses de Verão).

6 comments

  1. Óbidos é tão mas tão lindo! Adorei as imagens :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ReplyDelete
  2. Também estive lá em Agosto do ano passado no aniversário da minha Mãe e olha, podia tomar cada uma das tuas palavras como minha - até o fascínio pela livraria! Óbidos tem o dom de me deixar sempre de sorriso no resto quando lá vou. Não sei se é pelas cores, pela luz bonita, pelo clima de passeio...mas é sempre um gosto voltar. E ainda tive a sorte de apanhar uma feira de velharias à porta! Um dia destes tenho que pegar nas minhas fotos também :)

    Jiji

    ReplyDelete
  3. Tão lindo! Estive lá há duas semanas e também tencionava tirar montes de fotografias, mas... levei a câmara sem cartão :( Mas é tudo tão lindo que fica bem registado na memória. Adoro adoro e as tuas fotografias estão lindas!

    ReplyDelete
  4. Estive lá numa tarde no ano passado e fiquei mesmo com muita vontade de voltar, é um lugar encantador!:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  5. fui a obidos pela primeira vez o ano passado e achei lindo maaaas quero mesmo la voltar desta vez sem os enjoos da gravidez na altura ahaha
    fotos lindas!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ReplyDelete

© The Paper and Ink