SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Travel Guides

Mavala


Há algumas semanas atrás, a convite da Sweetcare, estive presente num workshop da conhecida marca Mavala, uma marca suíça de beleza e cuidados de mãos e pés, com especial influência e conhecimento na área de unhas. A Mavala não é, certamente, desconhecida de ninguém e mesmo que eu nunca a tivesse usado antes, já cá por casa - graças à minha mãe - tinha visto alguns produtos da marca, ou então numa das típicas idas a perfumarias ou até mesmo em algumas grandes superfícies. O convite foi aceite e foi uma oportunidade não só de conhecer a marca, mais de perto, como aprender um pouco mais sobre cuidados de unhas.

Fundada em 1958 - uma data importante à qual iremos voltar mais à frente - a Mavala foi criada por Madeleine Van Landeghem, sendo que as iniciais dos seus nomes foram a ideia por detrás da criação da marca.


A marca Suíça lançou no tal ano de 1958 o seu famoso Scientifique, um dos best-sellers da marca e que quase 50 anos depois nunca viu a sua fórmula alterada, sinónimo de um bom produto que vingou ao passar do tempo e dos avanços tecnológicos e farmacêuticos. Apesar da sua caixa exterior ter mudado, a embalagem - na foto acima - manteve-se a mesma desde o seu lançamento, o que a torna um mimo de packaging.

A marca viria ainda a lançar muitas outras linhas ao longo do anos, quer para tratamento de unhas, pés ou até pestanas, com o famoso Double Lash da linha Eye-Lite lançado de 1967.


Como um workshop não se explica em meia dúzia de palavras numa publicação, falo-vos então de alguns dos produtos que por lá conhecemos e que me deixaram imensamente curiosa de modo a que já os comecei a utilizar na minha rotina de cuidados.



O produto perfeito para amolecer as cutículas mais rebeldes. Mais uma vez aprendemos que as cutículas, salvo raras excepções, não devem ser cortadas e retiradas uma vez que isto apenas fará com que a mesma cresça maior e com mais força. O truque de cutículas bonitas passa pela hidratação e o "empurrar" as mesmas para o contorno da unha, de forma a que ganhem a forma correcta que devem ter e não sejam levadas a crescer em demasia. Esta Água Emoliente ou Eau Emolliente é aplicada no contorno da unha, deixando penetrar o produto durante cerca de um minuto e depois com a ajuda de um pauzinho de manicura (por exemplo os paus de laranjeira) empurra-se a cutícula delicadamente de volta ao contorno da unha. 


O famoso produto da Mavala, o seu primeiro lançamento e best-seller mesmo passados 50 anos. Este é O endurecedor de unhas, perfeito para aquelas unhas frágeis e quebradiças. O Scientifique ajuda a soldar as três camadas da unhas, a endurecer a placa córnea (a camada superior da unha, que muitas vezes é limada por esteticista, especialmente em quem faz unhas de gel) e ainda acaba com as unhas lascadas. O produto aplica-se só na pontinha da unha, uma a duas vezes por semana o que faz com que os 5ml de um frasco durem bem mais de 100 utilizações.



Uma base de tratamento 2 em 1, ou seja de dupla acção. Ela protege ao mesmo tempo que serve de base para qualquer outro verniz, por exemplo de cor. Como quase todas as bases ela protege a unha das cores de vernizes mais fortes, melhora a flexibilidade da manicura e ajuda a estender o tempo de duração da cor. Pode ser usado sozinha, mas como deixa um resíduo tipo cola (que ajuda à melhor aderência de um verniz de cor) deve ser usada realmente como base e não apenas como verniz.



É um fixador de verniz que promete maravilhas, daquele tipo de maravilhas de fazer uma manicura simples durar 10 dias, resistir a choques, a tarefas domésticas e ainda manter aquele brilho bonito, quase que ao estilo verniz gel. Uma boa ideia, e uma dica de amiga, é aplicar este fixador 24h depois de fazerem a manicura normal e depois re-aplicar dia sim, dia não. Isto vai ajudar a manter o verniz ainda mais tempo, com aquela cor e brilho bonito.


Para além destes houve mais uma monte de produtos com o quais fiquei muito curiosa, entre eles o Nailactain, o Creme Reparador de Noite e o Ongle-Lisse. Agora é levar o tratamento direitinho e ver as minhas unhas cada vez mais bonitas e bem cuidadas.

1 comment

© The Paper and Ink