SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Tavi Padaria


Tavi - Padaria da Foz Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

A Tavi Padaria é, por assim dizer, a filha mais nova da conhecida e antiga Tavi Confeitaria, a que fica mesmo do outro lado da rua em frente a este espaço que abriu já no final de 2016. Se a "casa mãe" oferecia já refeições de pequenos-almoços a lanches todos os dias e desde há muitos anos, a Tavi Padaria veio colmatar a necessidade de um espaço mais dedicado a refeições no horário de almoço e ainda à venda de pão.



A Tavi Padaria
A Tavi Confeitaria






A Tavi Padaria, com menos de um ano de existência está localizada na Rua Sra. da Luz, em plena zona da Foz, num edifício ao estilo do neorromantismo (o nosso querido Palácio da Pena é um dos exemplos mais conhecidos deste estilo) e que segundo se diz sempre esteve ligado à indústria da panificação, ou seja, o local ideal para continuar e dar uma nova história a uma marca com já muitos anos.

Existem 24 variedades de pão, do mais tradicional ao mais saudável, passando por todos os gostos no que toca ao momento da escolha. A primeira fornada do dia saí por volta das 7 da manhã, hora em que abre o estabelecimento e assim se mantém até por volta das 20 horas. Existe um pico de afluência em especial há hora de almoço, horário no qual existem menus diários e ainda uma ementa de sandes, pizzas e outras iguarias muito apetecíveis.


Feitas as apresentações - já que as imagens apresentam o espaço, que mistura o moderno e o tradicional - passamos às impressões, neste caso pessoais, da minha primeira visita à nova Tavi Padaria.

Cheguei mesmo na hora da enchente mas felizmente tinha mesa reservada. Note-se que mesmo o espaço sendo relativamente grande, costuma estar bem cheio durante o horário de almoço o que pode fazer com que exista algum tempo de espera para quem chega ao local para fazer a sua refeição.


Encaminhada à minha mesa foi hora de decidir o que iria almoçar. A oferta era muita, bastante tentadora e cheguei a deitar um olho nas mesas em meu redor para perceber o que possivelmente teria melhor aspecto. No fim acabei por me decidir em dois pratos, bem dois pratos porque tinha companhia e assim dava para dividir os pratos a meias e provar um pouco das duas coisas.

O atendimento a partir daqui não foi mau, mas o primeiro empregado que nos atendeu parecia um pouco confuso em relação a um pedido básico, mesmo quando pedíamos uma simples explicação sobre bebidas. Talvez estivesse nervoso, talvez estivesse nos seus primeiros dias de trabalho, mas mesmo assim fiquei com uma sensação um pouco estranha. Porém acabamos a refeição sendo atendidas por uma outra colaboradora e partir desse momento tudo correu super bem, com imensa simpatia e sem mais problemas face a explicações. Tirando este pequeno aparte, penso que tudo correu pelo melhor mas passemos ao que mais interessa, a comida!


Pedi uma Pizza Progetto e uma sandes de Focaccia com presunto e tomate, acompanhada com batata frita (chips). Para quem pede Focaccia existe a opção de fazer um menu que incluí meia sopa, focaccia, chips e uma bebida de pressão. Para quem preferir outras coisas existem os menus: executivo (com sopa+prato+bebida+café), baguete, estudante ou kids. De facto não faltam opções e todos os dias os pratos são diferentes e pelo que vi noutras mesas, para além de terem bom aspecto, são muito bem servidos em termos de porções.

O pedido chegou rapidamente, sendo que demorou mais uma vez que as pizzas são cozinhadas no momento, algo que se denota na frescura (ou neste caso o quente) daquilo que nos é servido.


A Progetto com mozarella, peperoni, lascas de parmesão, tomate seco, rúcula e oregãos foi a escolha perfeita. A massa é fina e crocante, tal como se quer, bem cozinhada e com ingredientes frescos. Costumo preferir pizzas num estilo mais caseiro e rústico e sem dúvida que a da Tavi me encheu as medidas na dose certa.


Já a Focaccia era igualmente boa, o pão com o travo típico do azeite (tal como deve de ser) fazia lembrar as bôlas de Lamêgo, e mesmo a focaccia sendo um pão tradicionalmente italiano, a semelhança a algo tão português é algo que nos conquista. Com presunto cortado bem fino, tomate e alface é uma sandes simples mas que faz um belíssimo almoço. As chips a acompanhar eram muito estaladiças, nada ensopadas em óleo e faziam o contraposto perfeito e necessário com a suavidade do pão.

Acabei por dispensar qualquer sobremesa, fiquei bem cheia com a pizza e a focaccia que dividi com quem me acompanhava, e apenas pedi um café porque é sempre a maneira como acabo uma refeição.



No fim ainda trouxe para casa um saco de pano, giro como só ele, com algumas variedades do pão que se vendem na Tavi Padaria. Acabaram por acompanhar o jantar cá por casa e servir de pequeno-almoço no dia seguinte, sendo que adorei especialmente o pão de milho e o pão com sementes de chia.





Aconselho a passarem por lá, para um pequeno-almoço, almoço ou até um lanche rápido (se bem que a confeitaria tem uns bolos muitíssimo bons e fica mesmo do outro lado da rua), apreciem o espaço, as madeiras que dão um ar acolhedor, as mesas giras para fotos com azulejo ou os móveis antigos que decoram o espaço e se enchem de produtos fabulosos.




Um especialmente agradecimento à Tavi Padaria pelo convite para o almoço no novo espaço.



2 comments

  1. Tão bom ver um lugar assim no Porto... Lindo!
    A pizza tem tão ótimo aspeto...
    Vou, sem dúvida visitar.
    Beijinhos
    Joana
    http://www.curlyhairandlipsticks.wordpress.com

    ReplyDelete
  2. Tenho que ir visitar essa padaria :)
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ReplyDelete

© The Paper and Ink