SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Alicante


Um mês depois de regressar de Alicante, trago-vos finalmente uma publicação sobre a cidade e o que por lá andei a fazer. Se Madrid rendeu para imensos posts, Alicante vai servir para um só, dando-vos uma ideia sobre esta cidade no sudeste de Espanha, uma cidade de praia, calor e tons de deserto. A ida a Alicante foi especial mas infelizmente o tempo para conhecer este local foi muito reduzido e vocês vão perceber isso mesmo se continuarem a ler.


No início do mês de Junho recebi um convite que me deixou espantada ao mesmo tempo que me sentia desconfiada. O EUIPO, o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, ia realizar para um workshop sobre Propriedade Intelectual em Alicante, nos dias 29 e 30 de Junho e convidaram-me a mim como uma das representantes de Portugal.

Fiquei obviamente desconfiada, sinto-me muito pequenina neste "mundo" para ir como representante de um país para algo tão especial, ainda por cima quando me diziam que era com tudo pago: viagens, estadia, alimentação...tudo. Eu sei, eu sou uma desconfiada, mas ir para fora, para um meio desconhecido é algo que levanta sempre dúvidas. Depois de muita pesquisa lá percebi que era tudo verdade e é claro que rapidamente aceitei o convite. Mesmo ainda sentindo que haveria quem melhor conseguisse representar o nosso país, tanto na área de blogs como na área de fotografia, decidi aceitar porque P.I. é um tema que me fascina e me apaixona imenso.


Agora que já sabem fui parar a Alicante passemos então à viagem em si. Como ia estar em Madrid de 26 a 28 e convinha chegar a Alicante no dia 28 ao final do dia, nem sequer voei da volta ao Porto - mesmo tendo já viagem comprada - e como sabem acabei por viajar sozinha, de comboio, de Madrid a Alicante na tarde de 28.

A viagem foi calma, tirando uns contratempos inicias na estação de Atocha e em pouco mais de duas horas chegava à muito solarenga e extremamente abafada cidade de Alicante.

Da estação ao hotel foi uma viagem de nem 10 minutos a pé, sendo que fiquei hospedada com os mais de 60 convidados e organizadores no AC Alicante by Marriott.


Deixei as malas no quarto, fiz a minha inscrição junto dos organizadores que nos esperavam na entrada e depressa embarcamos (os que já tinham chegado a Alicante) numa curta viagem turística de autocarro para conhecer um pouco da cidade. Na verdade foi o mais próximo que tive de explorar Alicante, uma vez que os dois outros dias que lá estive foram repletos de trabalho e workshops que duravam o dia todo e não deixavam tempo para passeios. 

Alicante é das típicas cidades turísticas à beira-mar. Banhada pelo fabuloso Mar Mediterrâneo, tem aquela atmosfera de estância de Verão mas sem a confusão turística de destinos próximos como Benidorm, Valência ou até Ibiza ou Palma - que ficam a pouca distância de Alicante.


Alicante tem um charme de cores terra, castanhos, amarelos, vermelhos, tons quentes que contrastam com as palmeiras verdes e o mar de um azul vivo e tão apetecível.

A arquitectura mistura o moderno e o antigo, o encanto de projectos arquitectónicos absolutamente fora do baralho com exemplares lindíssimos dos estilos gótico e barroco. Como se não bastasse, Alicante tem imensos museus sendo que consegue ser ao mesmo tempo um destino de praia e um destino cultural.

A cidade tem avenidas enormes, muitas delas que correm até ao mar. É uma cidade com movimento, ofertas de compras para todos os gostos, imensos locais a visitar, nos quais comer e os quais explorar e conhecer. 


Queria ter explorado o Monte Benacantil, no qual existe o Castelo de Santa Bárbara, uma fortificação que ali existe desde o século IX, mas o tempo não deu mesmo para isso.

Na pequena visita que fizemos deu para passar pelo Mercat Central, a famosa Explanada de España e o Porto de Alicante. Claro que estava a tentar conhecer as pessoas com quem ia passar os próximos dois dias, então prestei atenção apenas a metade do percurso e a menos de metade das explicações.


Nessa primeira noite fomos jantar a uma zona mais afastada do centro da cidade, o que deu para conhecer as pessoas e começar a formar um pequeno grupo de desconhecidos que pareciam ser amigos desde sempre. 

Na nossa estadia tivemos a sorte de apanhar as famosas noites de Fogueras de San Juan. Alicante, tal como o Porto, celebra o São João, porém as festas que começam de 23 para 24, estendem-se até ao fim do mês com fogo de artifício na Playa del Postiguet todas as noites. Estes espectáculos juntam milhares de pessoas no areal e nós decidimos ir nessa primeira noite - mesmo que eu estivesse morta de cansaço - e lá acabamos por ficar até às 2 da manhã, entre conversas e copos de sangria, e banhos de mar...mesmo com roupa!


Eram 2 da manhã quando fizemos 2 quilómetros de volta ao hotel, 4 mulheres sozinhas, já que fomos as últimas a abandonar o areal. Posso dizer que me senti absolutamente segura, seguindo por toda a zona do Porto de Alicante a pé até ao do nosso hotel. Acho que isto diz bastante sobre a cidade, sendo que era a minha primeira noite lá, sem conhecer ninguém e percorrer aquela distância àquela hora da noite sem sentir medo de ter alguém atrás de nós, foi algo que me deixou bem impressionada.


A manhã seguinte começou às 7 da manhã, com um pequeno-almoço bem reforçado e uma partida para conhecer a sede do EUIPO. Sobre o Instituto o que por lá andamos a fazer vão ter de aguardar para saber mais numa outra publicação.

Voltamos já quase às 6 da tarde, e com pouco tempo antes de sairmos para jantar decidimos ficar pelo hotel e dar um saltinho à piscina para nos refrescarmos. A piscina fica no último piso do hotel, com uma vista fantástica sobre a zona de praia e o Monte Benacantil.


Acabamos a noite com um jantar e muito riso - daquela que nos leva às lágrimas - na Playa de San Juan, no fantástico Xeven Beach Club, de pés na areia e com o cheiro a mar no ar.

O dia seguinte, Sexta, começou uma vez mais bastante cedo. Disse adeus ao hotel que me acolheu por duas noites e rumamos para o EUIPO. Depois de almoço, dizendo adeus aos amigos que por lá fiz, foi hora de viajar até ao Aeroporto e regressar a casa, fazendo escala em Barcelona durante algumas horas.


Se gostava de falar mais sobre a cidade? Gostava, mas isso aplicaria ter conhecido melhor a mesma, ter explorado, tanto a zona nova como a zona velha, as áreas de praia de tanto mais. Ficou a vontade de voltar, mesmo que as zonas de praia não sejam a minha primeira opção, Alicante consegue, como disse acima, juntar o melhor dos dois mundos: praia e cultura.

3 comments

  1. Que bonito... Fiquei apaixonada só com as fotos...
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ReplyDelete
  2. Já estive muito perto de Alicante, em Benidorm. Com este post fiquei com muita curiosidade de visitar Alicante. Obrigada pela partilha destas fotografias fantásticas. :)
    Beijinho.

    O meu novo blogue, "Nephesh": https://nepheshing.blogspot.com/

    ReplyDelete
  3. Obrigada por partilhar a tua experiência connosco Joana, fiquei com água na boca de conhecer Alicante, adorei a tua "reportagem" sobre Madri cheia de dicas e conselhos o que será muito útil para alguém que queira conhecer a cidade e parabéns por ter sido selecionada, acho que representas e muito bem o nosso Pais e de forma muito especial a nossa cidade, a cidade que muito ama o Porto, és uma excelente embaixatriz.

    ReplyDelete

© The Paper and Ink