SLIDER

JOANA CARDOSO


PORTO,PT
27 anos, plus-size blogger e fotógrafa

Postais do Norte




Enquanto as merecidas férias não chegam e sabendo que por perto há sítios maravilhosos para conhecer e rever, eu aproveito cada oportunidade para dar um passeio, mesmo que seja planeado à última da hora e seja do género "vestir algo rápido e sair". Foi assim que passei uma tarde de Sábado, em três cidades de Viana do Castelo no passado mês de Agosto e com tantas fotos desse dia pensei em trazer-vos uma espécie de "Postais do Norte".


VALENÇA
_______

Não me lembro da última vez que tenha estado em Valença, ou se de facto alguma vez lá estive, mas esta cidade aninhada mesmo ao lado do Rio Minho e a cerca e que faz fronteira imediata com Espanha tem um encanto pitoresco, especialmente na sua Fortaleza, local onde fica o centro da Cidade. 

Convém parar do lado de fora da Fortaleza e fazer a pé - e com cuidado porque passam carros nos acessos apertados - o caminho curto até ao Centro onde encontramos lojas, parques, capelinhas e muita, muita gente. O Centro é conhecido como Praça-forte e é mais importante fortificação do Alto-Minho, sendo que existe imenso cuidado em preservar de forma impecável o património e estruturas.


Para mim Valença é uma cidade de calor, de muita gente a visitar, quer sejam de cá ou do lado de lá da fronteira, e na qual vejo em cada recanto os pequenos jardins e muitas flores o que para mim simboliza Viana em todo o seu encanto.

É um sítio giro para passar uma tarde, dar um passeio em família, evitar as imensas lojas de turistas e talvez dar até um pulinho a Espanha já que Tui é mesmo ali ao lado.









VILA NOVA DE CERVEIRA
_______

Lembro-me de visitar Cerveira durante uma Bienal de Arte à coisa de dez anos, possivelmente no meu último ano de Secundário. Lembro-me de termos passado lá o dia todo e como os professores nos deram liberdade para passearmos na altura acabamos a almoçar as merendas junto ao Rio, a passear no Castelo de Vila Nova de Cerveira, na zona do mercado e finalmente a visitar a Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Desta vez não contava com tanta gente no local, com duas feiras a decorrer em simultâneo - a feira semanal e a Feira Medieval - e estávamos quase a desistir de fazer uma paragem por ali quando finalmente encontramos um lugar de estacionamento. Lá fomos nós finalmente ver Cerveira e as Feiras.









A visita acabou por ser curtinha, havia de facto gente a mais na Vila e por todo o lado, corremos as feiras num rapidinho, passamos à beira-rio, demos um pulinho à Capela de São Sebastião e eu fiquei a suspirar pelas casas pequeninas, baixinhas, de jardins arranjados, cheios de flores. Cantinhos cheios de cores e que lembram casas de bonecas!

Ainda passamos ao lado da Casa Verde, a Igreja Matriz ou até mesmo a entrada do Castelo de Dom Dinis. Mesmo assim fica a promessa de voltar a visitar mas talvez num fim-de-semana sem tanta gente.









VIANA DO CASTELO
_______

Finalmente chegamos a Viana do Castelo, centro da cidade, e como eu adoro Viana. Problema foi que nos esquecemos que estávamos em pleno fim-de-semana da Romaria da Senhora da Agonia - #somostodosromaria - e lá apanhamos uma cidade apinhada de gente!!! Conseguimos mesmo assim estacionar no Centro Comercial, o Estação Viana Shopping e ainda assistir ao fim de mais um desfile, neste caso o desfile etnográfico.

Viana é cheia de encantos, sítios amorosos que gosto de ver e rever mas desta vez a Avenida principal - Avenida dos Combatentes da Grande Guerra - estava lotada de gente e pouco espaço havia para caminhar ou ir um quer que desse. Nem para chegar às maravilhosas Bolas do Zé Natário deu.





A bateria da máquina acabou a meio da visita, para minha tristeza minha, uma vez que foi a minha primeira vez na Romaria - não que me apanhem facilmente lá de novo porque eu e multidões são duas coisas que não se dão bem - mas assim deu para aproveitar e ver o que por lá andava e ainda comprar um dos famosos lenços de Viana, em vermelho, como eu já queria fazer à tanto tempo!

Desta vez não deu para subir a Santa Lúzia mas o que não me falta de outras alturas são fotos de Viana e a seu tempo eu prometo trazer um post só a apenas sobre esta cidade que adoro visitar uma e outra vez.

2 comments

  1. E que lindos postais!
    Quanto mais conheço o nosso país, mais quero conhecer =)

    ReplyDelete
  2. Fico sempre maravilhada com as tuas fotografias *_*

    3200 Degrees ❤

    ReplyDelete

© The Paper and Ink