SLIDER

Olá, eu sou a Joana - a cara por detrás do The Paper and Ink. Vinte e muitos anos, natural e residente da belíssima cidade do Porto, sou uma fotógrafa e blogger que em 2009 criou este espaço em busca de uma maneira de dar a conhecer ao mundo a minha voz, as minhas ideias e paixões. O TPI é um lifestyle blog, ou seja, é um pouco de tudo o que marca a minha vida, me apaixona e que acredito ser importante partilhar.


Anti-bucket List 2017



O ano passado isto correu tão bem que eu achei que 2017 precisava de um post igual, ou semelhante pelo menos, afinal uma anti-buckets list não só me ajuda a ver tudo o que fiz mas como enaltece tudo o que fiz de bom, porque mesmo que sejam pequenos feitos vermos o que fizemos bem dá-nos ânimo e alento para um novo ano e um novo ciclo.

Para quem não sabe, e não quer ir espreitar o outro post, uma Anti-bucket List nada mais é do que uma listagem das coisas boas que fizemos e conseguimos, uma palmadinha congratulatória no ombro imaginário pelos dias difíceis em que nos levantamos da cama e vivemos esse dia, fazendo dele algo bom, sem nos deixarmos abater. Basicamente não somos a melhor pessoa de sempre mas somos a melhor pessoa que podemos ser para nós mesmos, pelas coisas boas que fazemos e as quais devemos celebrar. Os pequenos feitos levam-nos longe e mais vale um pequeno feito todos os dias,  nem que seja apenas ir dar uma corrida de 15 minutos ao invés de ver mais dois episódios - ou vinte - na Netflix, do que vale um grande feito apenas uma vez ao ano.



A MINHA ANTI-BUCKET LIST DE 2017

-Mantive-me fiel à minha agenda, usei e abusei dela, enchendo-a de coisas a fazer, gastos e ganhos, trabalhos e mil memórias em forma de "coisas a fazer" ou apenas pequenas notas. A minha agenda é o reflexo do meu ano e posso dizer que foi um ano bem cheio.
-Das resoluções que tinha feito, mesmo que sem pressão alguma, consegui completar a tarefa de ler 25 livros no ano de 2017, algo que em deixou muito feliz porque me levou de novo a ter aquela vontade de devorar livros.
-Queria ter tido uma semana de férias e mesmo cheia de trabalho consegui mais. Foi o ano das viagens, cá por dentro e lá fora. Conheci São Miguel nos Açores, Miranda do Douro, Alicante, Veneza, Milão e o Lago di Como. Voltei ao Douro e passei por mais alguns locais maravilhosos neste nosso país.
-Poupei mais dinheiro do que o que esperava, mesmo assim gastei mais do que aquilo que queria. Houve despesas necessárias, outras que me deixaram quase a chorar mas que tiveram de ser feitas e umas quantas outras menos necessárias mas das quais não me arrependo.
-Foram mais de 50 OOTDs. Se queria ter mais de 35, o número total de 2016, então consegui e mais do que consegui. Tirando esta última semana, todas as Sextas havia um OOTD novo. Gostei mas não sei se a façanha é para voltar a repetir.
-Venci mais um desafio de NaNoWriMo e fiz o dia com mais palavras de sempre - 8,587 -  e foi o ano em que mais escrevi com um total de 66,254 palavras.
-Completei mais um Advento, tudo com material original.
-Foi super honesta e falei sobre temas mais controversos, ou pessoais. Falei sobre o meu corpo, o ser solteira, o ser mulher, o ter medo, a ansiedade e tanto mais.
-Fui convidada pela EUIPO e a União Europeia para um workshop sobre Propriedade Intelectual, em Alicante, uma honra que me levou a conhecer pessoas maravilhosas e a debruçar-me sobre um assunto que me é tão próximo.
-Foi um ano cheio de trabalho. Casamentos, batizados, sessões de família, de gravidez. Tanta coisa boa que me deixou feliz, a sentir-me realizada enquanto fotógrafa e com vontade de fazer tanto mais.
-Foi um ano cheio de beleza e comida...e que coisa maravilhosa que é para alguém que gosta tanto dessas duas coisas como eu!
-Fui feliz, mas mesmo muito feliz!

ALGUMAS FOTOS DO MEU ANO














Uma vez mais desafio-vos a todos, sem excepção, a fazerem o mesmo, quer seja de um modo público, num papel, só para vocês mesmo ou em pensamento. Acreditem que vale a pena, e a felicidade aparece porque as pequenas coisas tornam-nos pessoas melhores e é assim que devemos encarar cada novo ano, dia e tarefa...e tudo mais!

8 comments

  1. É muito bom porque nos lembramos de detalhes essenciais que mudam toda a perspectiva do ano. Este ano foi complicado, por isso decidimos saltar essa parte na esperança de que este ano seja tudo de melhor!
    Esperamos que tenhas um excelente ano!

    ReplyDelete
  2. O vestido tartan fica-te tão bem. :)

    ReplyDelete
  3. Um excelente 2018 :)

    https://patriciarodriguesmakeup.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  4. Joana, meu anjo.
    Ontem era só a cara que eu tinha
    cheia, hoje é o meu coração repleto
    de agradecimento, de amor para dar e
    alegria para dividir com quem risca
    nos lábios o riso da amizade.
    Bom ano novo e paz para todos da sua
    casa.
    Ah, eu estou seguindo o seu blog.
    Se você achar que o meu merece a sua
    presença, siga-me também.

    Beijos,

    silvioafonso


    ç

    ReplyDelete
  5. Você é uma portuense (ou Chaviense?)
    de muita beleza e respeito. Adoro as
    duas, você e sua cidade (Portugal).

    Um beijo brasileiro para você, linda.

    silvioafonso



    .

    ReplyDelete
  6. Adoro a ideia da anti-bucket list :)
    Bom ano!

    ReplyDelete
  7. Que 2018 seja assim tão cheio e que te traga muitas memórias boas.:D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ReplyDelete

© The Paper and Ink