SLIDER

Olá, eu sou a Joana - a cara por detrás do The Paper and Ink. Vinte e muitos anos, natural e residente da belíssima cidade do Porto, sou uma fotógrafa e blogger que em 2009 criou este espaço em busca de uma maneira de dar a conhecer ao mundo a minha voz, as minhas ideias e paixões. O TPI é um lifestyle blog, ou seja, é um pouco de tudo o que marca a minha vida, me apaixona e que acredito ser importante partilhar.


Banana Bread



Quem cozinha com regularidade, ou segue bastantes sites estrangeiros, muito provavelmente já ouviu falar do famoso banana bread. Não é um pão de verdade, é mais um bolo consistente e que na maioria das vezes é a maneira perfeita para aproveitar as bananas que compramos e acabam por ficar de lado ou amadurecer muito depressa. Este foi um desses casos, para aproveitar bananas e uma receita rápida e que fica sempre saborosa.


A parte boa é que esta receita é uma base. A partir dela podem inventar, misturando na massa coisas como pepitas de chocolate, frutos secos, sementes e até outros vegetais, por exemplo cenoura ralada. Pode parecer esquisito mas é uma boa forma de incluir certos alimentos mais variados e saudáveis na alimentação. Para além disso podem substituir vários ingredientes por outros mais saudáveis, como o açúcar mascavado ou a farinha integral ou de outro tipo, em nada vai afecta a receita.

Fica ainda melhor comido no dia seguinte apesar de eu ser gulosa e adorar prová-lo ainda quentinho pouco depois de sair do forno. Uma óptima maneira de começar o dia com um pequeno-almoço reforçado com tudo de bom.


BANANA BREAD
Serve: 8 a 10 fatias Tempo: 15 minutos de preparação + 1h de cozedura

INGREDIENTES
  • 3 bananas bem maduras - usei 4 não muito grandes
  • 1 chávena de açúcar - usei mascavado
  • 1 ovo - usei 1 tamanaho M
  • 1/4 de chávena de manteiga derretida - substitui por margarina
  • 1+1/2 chávena de farinha - usei farinha sem fermento tipo 55
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal

PREPARAÇÃO

  1. Ligar o forno e pré-aquecer a 170cº
  2. Preparar, untando e forrando com papel vegetal uma forma de bolo inglês de cerca de 25cm - esta foi a que usei para um aspecto final de pão, mas podem utilizar outra à escolha, mas esta é a mais comum nesta receita
  3. Esmagar as bananas juntamente com o açúcar, o ovo e a manteiga.
  4. Num recipiente à parte misturar a farinha, bicarbonato e sal.
  5. Juntar o preparado anterior à mistura húmida de banana (do ponto 2)
  6. Colocar na forma e levar ao forno cerca de 1h - o tempo pode variar conforme o vosso forno mas o teste do palito é o mais fiável neste caso
  7. Deixar arrefecer um pouco, desenformar e servir depois de frio.


2 comments

  1. Quero mesmo experimentar fazer! Tem um aspeto super delicioso e é muito mais saudável!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ReplyDelete
  2. Houve uma altura em que fazia imensas vezes banana bread, mas depois deixei de fazer não sei porquê... e tão bom! Costumo juntar pepitas de chocolate negro :)
    Esse tem um ótimo aspeto!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ReplyDelete

© The Paper and Ink