6 coisas a fazer antes de publicares um post


Depois de alguns anos a escrever num blog, ou em vários, acabamos por nos aperceber que publicar não é apenas um acto de escrever e carregar em publish. Se devemos começar por conteúdo interessante e boas imagens, devemos então acabar com algumas coisas que para mim são fundamentais de fazer antes de publicar, ou seja tudo o que devemos fazer, rever e corrigir antes de publicarmos o que temos. Esta é a minha lista de 6 coisas a fazer antes de publicar um post.


Formatar o texto
O que muitos conhecem por mancha gráfica é a maneira como o texto se apresenta. Acreditem que não são apenas as palavras que escrevemos que interessam. Numa primeira vista a imagem que o nosso texto passa é importante. Eu gosto de manter tudo o que é títulos, sub-títulos e legendas alinhados ao centro ao à esquerda. Já o texto em geral é sempre justificado. Ou seja, a não ser que tenhamos poucas palavras tudo irá aparecer "estendido" de um lado ao outro da largura da publicação, criando uma mancha gráfica coesa, rectangular e que causa uma boa primeira impressão, mesmo que sub-conscientemente.

Categorias
Categorias, labels ou o que mais lhe quiserem chamar. Se são o tipo de blogger que gosta de ter as coisas estruturadas e costumam ter algumas categorias básicas por onde os vossos seguidores podem navegar, é importante que o façam antes de publicar. Isto ajuda outros a encontrar mais facilmente o que procuram no nosso blog ou até mesmo a trazer novos leitores.

Dêem nomes relevantes às imagens que publicam
Isto é uma falha que eu tinha até à algum tempo atrás e que sei que muitos de vocês irão detectar agora. Quando publicarem um post com imagens não usem nomes dispersos. Por exemplo, se escrevem uma publicação sobre um batom vermelho não importem a vossa imagem com o nome "image_1235.jpg", ao invés disse mudem o nome para "batom_vermelho.jpg". O que acontece ao fazerem isto é que mais pessoas poderão vir a encontrar esta vossa publicação ao procurarem por "batom vermelho". Como sabem os computadores não lêem imagens, mas sim letras e números. O Google não vai conseguir decifrar que a vossa imagem tem um batom vermelho, ou uma camisola azul, mas se lhe derem o título sugerido o Google (ou qualquer outro motor de busca) conseguirá ler essas palavras e mostrar a vossa imagem, e consequentemente o vosso post, como resultado de pesquisa. A isto chama-se de SEO (search engine optimization), mas deixo isso para um outro post.
Uma boa ideia é ainda irem às propriedades da imagem directamente no blog, ao title text e alt text e darem-lhes um nome relevante ou usarem palavras-chave.

Correcção ortográfica
Isto pode ser e parecer óbvio para muita gente mas acreditem que há quem não o faça. Todos erramos (por mim falo) e mesmo revendo um texto várias vezes poderá sempre haver algum erro ou pontuação que nos falhe, mas revendo pelo menos uma vez, com calma, conseguimos quase sempre identificar pequenos erros e fazer as correcções necessárias. Se puderem peçam até a outra pessoa para ler o vosso texto e apontar as falhas, por vezes é a melhor estratégia que podemos abordar.

Terminem de modo a conseguirem interacção
Podemos chamar isto de "call to action" ou "chamada para acção". Basicamente é acabarem o vosso post de modo a que os vosso leitores fiquem com vontade de interagir. Por norma o modo mais simples de o fazer é recorrendo a questões que são expostas aos leitores. Podem ainda pedir para comentarem, partilharem, deixarem opiniões ou até mesmo abrir uma discussão.

Pré-visualizar
Façam sempre isto! Sempre tive o hábito de o fazer, até várias vezes enquanto vou escrevendo os meus posts. É a melhor maneira de verem como o vosso post será publicado e como irá aparecer aos vossos leitores. Aqui podem facilmente detectar erros, verem o que podem mudar de lugar e até mesmo entender se falta algo ou se já se estenderam demais,

...mais 2 conselhos

Usem subtítulos 
Eu deixei de o fazer mas mesmo assim faço sempre questão que as primeiras palavras e /ou frase sejam relevantes e chamem a atenção. Por vezes os títulos são pequenos demais, ou pouco informativos e com um subtítulo conseguimos despertar a atenção ou um interesse mais profundo por parte de quem está do outro lado. Dividir os textos por partes, não mantendo tudo num só paragrafo torna a leitura mais fácil e apelativa, enquanto que grandes blocos de texto sem quebras podem afugentar leitores.
Para além disto, e se usam o Bloglovin', são estas primeiras palavras e frases, que mais interessam ,que aparecem como "resumo" do vosso post.

Adicionem links internos
Usar links para dentro do vosso próprio blog. Ou seja, fazer hiper-ligações para outros posts já publicados no vosso blog, desde e quando relevantes e que tenham a ver com o tema que estão a tratar. Isto beneficia-vos na medida em que leva os vossos leitores a conhecer posts arquivados/antigos,  dá-lhes informação adicional e ainda vos traz mais visitas e cliques, aumentando a interacção.
Por exemplo: Domingo tem sido quase sempre dia de vos trazer ideias e sugestões (insiram o link da publicação/categoria em questão, como eu acabei de fazer).

Acharam relevante? Têm algumas lista de coisas a fazer antes de publicar ou só pensaram nisso a partir de agora?






Joana, 28 anos e natural da cidade do Porto. 
Sou uma fotógrafa de profissão, louca por viagens e sempre com demasiadas opiniões para dar. 
Este é o meu blog no qual escrevo desde 2009 e ele já mudou tanto quanto eu mudei ao longo destes últimos, quase, 10 anos.

INSTAGRAM