Criar rotinas para o blog este ano

blogging tips on creating habits and stick to them in 2016
Rotinas ou hábitos, coisas que podem ser boas ou más, afinal nem sempre ter hábitos certos é algo maléfico e por vezes pode-nos ajudar até a conseguir ser mais produtivos. Podem até chamar-lhe uma estratégia mas, para mim, existem alguns hábitos que podem ser adquiridos e que em termos de blog nos ajuda imenso a manter a coerência no que fazemos, manter o blog activo e manter-mo-nos a nós mesmos motivados.

Na minha visão existem um punhado de hábitos que são essenciais para manter um blog, para este conseguir ainda mais e para manter todos interessados e focados no que fazemos. Trabalho, dedicação e algumas dicas que aqui vos deixo, são tudo o que precisam.

01. Partilha as tuas publicações nas redes sociais
Sempre que publicares, publica também nas redes sociais. No meu caso tenho os meus posts a serem publicados directamente no Twitter através do Bloglovin'. Depois disso é só publicar em locais como o Facebook, Instagram, Pinterest e até Snapchat (joancatcardoso). Se tiveres os teus posts agendados, o Blogger dá-te já o permalink ou o link com que será lançado e poderás usá-lo para agendar também no Facebook.

02. Tira fotos realmente boas e apelativas
Não importa se usam uma DSLR, o telemóvel ou uma máquina compacta, o que importa é saber usá-la. Claro que mais qualidade de imagem ajuda sempre, mas com os truques certos e a luz certa consegue-se maravilhas (eu mesma já usei fotos tiradas com o meu Samsung A5 aqui no blog). Fotos que são apelativas são uma das coisas que mais chamam a atenção num blog e se ainda não se acham bons o suficiente, treinem, não parem, é este o melhor conselho que vos posso dar.

03. Escreve títulos interessantes
Não só bons títulos ajudam o blog no que diz respeito a SEO (search engine optimization) como faz com que os vossos leitores, novos ou usuais, tenham ainda mais interesse em clicar e ler uma publicação.

04. Cria conteúdo de boa qualidade que vá de encontro ao que os teus leitores procuram, que os entretenha e mantenha curiosos
Se sabem o que os vossos leitores usuais mais gostam, apostem nisso. Como eu sei que vocês gostam deste tipo de publicações, tomei a iniciativa de vos trazer mais algumas agora durante 2016. Como também sei que gostam de OOTDs, vou tentar com que este sejam mais regulares. Descubram o que gera mais tráfego no vosso blog e apostem nisso, até mesmo que seja material novo e diferente. Arrisquem e não tenham medo de partilhar.

05. Cria um calendário editorial com o qual consigas viver
As nossas vidas não são todas iguais, os nossos horários também não, mas cabe a cada um de nós perceber o que funciona melhor connosco e com o  nosso tempo. Manter uma agenda editorial, de publicações,de fotos e tudo mais que seja necessário, ajuda muito a manter-mo-nos focados, sem nos dispersarmos e sabendo que temos prazos e metas a cumprir.

06. Trabalha o máximo possível e quando "blogares" faz isso com vontade
Se querem levar o blog ao próximo nível, conseguir mais, deixar de ser algo tão amador ou até mesmo passar de um simples hobby a algo mais sério, trabalhem o máximo que conseguirem e dêem tudo por tudo. Tentem melhorar a cada novo posts, façam sempre melhor que antes e mostrem o vosso melhor, quer no que publicam como no modo como se apresentam.

07. Torna-te conhecido/a no meio dos blogs/comunidades
Não será apenas com conteúdo fantástico, fotos bonitas e um bom blog que vão conseguir trazer novos leitores, isto é certo. Conhecer outros blogs, mostrarem-se e fazerem-se conhecer é tão importante como tudo o resto. Percam algum tempo por dia, ou por semana, para visitarem outros blogs, posts e deixar um comentário relevante, digam algo interessante e deixem o link para o vosso blog para que assim quem está do outro lado vos possa conhecer. Interesse gera interesse e sermos humildes consegue coisas espectaculares. Muitas vezes é até assim que conhecemos amigos maravilhosos e conhecemos novos conteúdos e temáticas que nos podem interessar.







Joana, 28 anos e natural da cidade do Porto. 
Sou uma fotógrafa de profissão, louca por viagens e sempre com demasiadas opiniões para dar. 
Este é o meu blog no qual escrevo desde 2009 e ele já mudou tanto quanto eu mudei ao longo destes últimos, quase, 10 anos.

INSTAGRAM