Maria Bôla


Maria Bôla Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Hoje, depois de muito tempo sem sugestões de sítios novos e giros para visitar pelo Porto, decidi trazer-vos uma nova sugestão e um local que provavelmente muitos já conhecem ou pelo menos já ouviram falar. Neste caso estou mesmo a falar da Maria Bôla, uma confeitaria aonde a especialidade é a típica (e muito subestimada) bôla, um iguaria salgada do Norte de Portugal.

Já tinha ouvido falar da Maria Bôla e há muito que andava com uma curiosidade enorme de lá ir, até que a oportunidade se deu e lá fui finalmente rumo a Cedofeita. Apesar de um bocadinho mais longe da zona habitual do centro do Porto, a Maria Bôla fica bem perto da estação de metro da Lapa (uma paragem a seguir à Trindade), e mesmo quem venha a pé o caminho entre os Leões e a morada na Rua de Cedofeita é fácil de fazer e sempre dá para conhecer uma zona da cidade que se encontra em desenvolvimento e com uma nova vida (já para não falar das fotos lindas que se pode fazer pelo caminho).


É fácil de encontrar o sítio e a entrada promete logo uma boa experiência de tão gira que é, bem iluminada e com aquele tipo de decoração aonde cada pormenor é pensado. Mais giro ainda é termos de descer para voltar a subir até finalmente chegarmos à zona de "estar" da Maria Bôla.


O espaço é ainda mais lindo depois de descermos e voltarmos a subir as escadas, num misto de decoração que nos leva atrás no tempo e ainda nos faz sentir como se tivéssemos entrado numa autêntica casa de bonecas. Madeiras, tons pastel, cada mesa diferente, pormenores deliciosos e bem pensados, num ambiente agradável, super limpo, iluminado e com um aroma delicioso no ar.


Fui extremamente bem recebida, com simpatia, um sorriso enorme e com uma explicação sobre a Maria Bôla e sobre as especialidades do dia, com sugestões que acabei por seguir. Descobri ainda que o local tem um jardim traseiro com mesas para os dias de sol aonde se pode passar um bocado, relaxado, e com uma deliciosa fatia de bôla.


Como estava acompanhada acabamos por nos decidir em duas fatias de bôla, pedimos a de frango e a vegetariana (com alheira vegetariana e grelos), duas queijadinhas e chá frio de hortelã e limão. Deram-nos a sugestão de trazerem as fatias cortadas em pecadinhos, numa tábua para assim podermos provar das duas variedades e nós aceitamos de imediato a ideia (porque ainda ficava mais giro para fotografar).


Posso dizer que escolher a bôla vegetariana foi a melhor escolha do dia, a de frango era igualmente boa e fresca, mas a vegetariana ficou logo marcada na memória das papilas gustativas e cada dentada era saboreada lentamente. As bôlas eram super frescas, bem confeccionadas e nada ficavam a dever às famosas e tradicionais que tantas vezes trouxe de Lamêgo (e quem me conhece sabe que adoro salgados deste género). O chá do dia foi uma opção igualmente boa, tivemos a sorte de apanhar um dia de sol e calor e um chá fresquinho acompanhou realmente bem a refeição.

As queijadinhas também muito boas, doces na medida certa e uma óptima maneira de acabar o lanche prolongando com um toquezinho de canela.

Sem dúvida que fiquei fã, recomendo e conto lá voltar, porque em poucos sítios se encontram boas bôlas, e ainda para mais aliados a um espaço simpático, com um charme vintage e atendimento cuidado. 

MARIA BÔLA
Rua de Cedofeita, 516
Cedofeita, Porto
T: 223 199 294








Joana, 28 anos e natural da cidade do Porto. 
Sou uma fotógrafa de profissão, louca por viagens e sempre com demasiadas opiniões para dar. 
Este é o meu blog no qual escrevo desde 2009 e ele já mudou tanto quanto eu mudei ao longo destes últimos, quase, 10 anos.

INSTAGRAM