SLIDER

Olá, eu sou a Joana - a cara por detrás do The Paper and Ink. Vinte e muitos anos, natural e residente da belíssima cidade do Porto, sou uma fotógrafa e blogger que em 2009 criou este espaço em busca de uma maneira de dar a conhecer ao mundo a minha voz, as minhas ideias e paixões. O TPI é um lifestyle blog, ou seja, é um pouco de tudo o que marca a minha vida, me apaixona e que acredito ser importante partilhar.


Advento #10



Décimo dia de Advento, o que quer dizer que nos restam duas semanas antes de ser Natal, ou pelo menos véspera. Hoje trago-vos uma das coisas que mais raramente por aqui aparece mas que mesmo assim é uma das minhas favoritas: uma receita!



A combinação de especiarias da época traz no ar um aroma a natal, e a canela é rainha, tal como o gengibre - mesmo que não tanto por cá - e ainda a noz moscada. Juntem tudo e vão ter sempre, pelo menos para mim, aquele aroma que lembra Natal e se as bolachas de gengibre não são de todo uma tradição nossa, a verdade é que nos últimos anos elas estão por toda a parte porque o seu cheiro e sabor se relaciona tão facilmente com esta época do ano, seja em casinhas de gengibre, bolachas com formatos decoradas ou não e mais mil e uma coisas.

Apesar de cá por casa ninguém gostar muito destas bolachas sem ser eu, decidi na mesma arriscar-me a fazer uma fornada de bolachas de gengibre feitas em casa e usei a receita da Ana, do Annie's Kitchen, depois de no ano passado ter provado as bolachas maravilhosas que ela fez e ofereceu num lanchinho de bloggers que fizemos.



Pois bem, o resultado é este, a receita é da Ana e só vos digo que vale mesmo a pena o trabalho que estas bolachas dão, porque no fim ficam com a casa a cheirar divinamente, a barriga reconfortada e é Natal, gente, é para comer coisas que o resto do ano pedem moderação!

BOLACHAS DE GENGIBRE
(transcrição do Annie's Kithen)
Serve: depende dos vossos cortes   Tempo: 30m + noite + 30m + 8 a 10m

INGREDIENTES
  • 200gr de açúcar mascavado
  • 100gr de manteiga
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 360gr de farinha sem fermento
  • 1 ovo
  • 2 colheres dechá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 pitada de sal

PREPARAÇÃO

  1. Levar ao lume o açúcar mascavado com a manteiga e o mel até ficar bem misturado. 
  2. Entretanto, misturar a farinha com o bicarbonato, o sal, a canela e o gengibre num outro recipiente. 
  3. Bater o ovo e juntar à calda de açúcar em fio, mexendo sempre. 
  4. Juntar este preparado anterior à mistura da farinha com as especiarias e amassar até ficar bem ligado. 
  5. Fazer uma bola com a massa, espalmar, envolver em película aderente e levar ao frio, de um dia para o outro. 
  6.  Aquecer o forno a 180ºC e estender a massa, numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo (espessura aproximada de 3-4 mm). 
  7. Cortar a massa com as formas desejadas e levar ao forno por aproximadamente 8 minutos cada fornada (ajustar de acordo com cada forno).


1 comment

Cookies, Política de Privacidade e Segurança

© The Paper and Ink