SLIDER

Olá, eu sou a Joana - a cara por detrás do The Paper and Ink. Vinte e muitos anos, natural e residente da belíssima cidade do Porto, sou uma fotógrafa e blogger que em 2009 criou este espaço em busca de uma maneira de dar a conhecer ao mundo a minha voz, as minhas ideias e paixões. O TPI é um lifestyle blog, ou seja, é um pouco de tudo o que marca a minha vida, me apaixona e que acredito ser importante partilhar.


Instagram 101



Se há coisa que prezo, mais ou menos bem, é de ter um Instagram activo e com um feed que é visualmente agradável. Posso não ser das pessoas com o maior número de seguidores, não ser uma estrela em rápida ascensão mas sei o que faço e como tenho tido tanta gente a perguntar sobre este e aquele detalhe, da edição às partes escritas, decidi que era uma boa ideia dar-vos uma ideia de como eu costumo fazer as coisas.



FOTOGRAFAR

Durante anos foi dona orgulhosa de Samsungs e do sistema Android, apesar de tudo o sistema iOS não me era desconhecido e em Setembro decidi passar para a Apple com um simples 6S. A verdade é que uma coisa que sempre prezei nos iPhones foi as cores e calibração dos ecrãs e também o facto de que em termos de loja de aplicações há mais variedade - se bem que se paga mais do que em Android. Então tudo que passa pelo meu Instagram é um misto de fotos tiradas com telemóvel e fotos tiradas com as minhas máquinas, quer a Canon 6D quer a 550D.

No caso das máquinas, uma tem wi-fi integrado o que ajuda a passar logo na hora as fotos que escolho para o telemóvel através da app da Canon. Como a 550D não tem esta função e é a máquina que uso para o dia-a-dia - para não sobrecarregar o meu material de trabalho profissional - decidi adquirir um adaptador para iPhone que lê cartões SD. Posso dizer que também existe este tipo de adaptadores para outros sistemas e apesar do meu ser original da Apple, há opções mais em conta.


EDITAR AS CORES

Aqui é quase tudo feito no telemóvel. Claro que por vezes edito no computador, no meu querido Adobe Lightroom e depois passo para o telemóvel para fazer o upload, mas por norma é tudo feito nas apps do telefone e nisto sou fiel a uma mão cheia de aplicações que uso desde há muito.

Sem dúvida que no topo da minha lista está o VSCO Cam, o queridinho de muita gente e que existe para iOS e Android. No VSCO faço basicamente tudo a nível de cores, aplicado filtros - os favoritos sendo o M5, HB1 e C8 - e depois faço sempre ajustes na exposição, contraste, claridade, temperatura, matiz e tom de pele. O processo pode parecer complicado mas por norma copio e colo de umas fotos para as outras e ajusto depois tudo o que seja necessário. Cada estilo é diferente e só trabalhando em redor do que gostamos podemos encontrar o que é certo para as nossas imagens.

Depois do VSCO uso, sem grande regularidade, o Snapseed sempre que preciso de trabalhar melhor em termos de curvas de cor ou o Facetune para quando há uma espinha irritante a crescer mesmo no meio da testa, ou uma zona de sombra que fica mal com qualquer filtro à face da terra. Estas duas apps existem nos dois sistemas, iOS e Android porém o Facetune em iOS é pago em várias das suas funções e desde que passei a utilizar iPhone que basicamente deixei de o usar por isso mesmo.


Há ainda uma última aplicação que uso, apesar de para mim ser mais usada em termos de vídeos - algo que também podem fazer no VSCO mas requer uma assinatura do plano X - e neste caso é a A Color Story - das meninas do A Beautiful Mess. Sei que a app existe nos dois sistemas mas não sei se em Android a mesma tem função de vídeo. Como gosto de gravas vídeos com o telemóvel ou máquina e editar antes de o publicar nos InstaStories, a app A Color Story é perfeita por ter filtros mas também opção de trabalhar a nível de curvas, exposição e tanto mais. Existem alguns filtros à borla mas recentemente comprei o pack Fawn e tem sido o favorito por se enquadrar tão bem no meu estilo.

TEXTOS E COMPOSIÇÕES

Nos últimos tempos esta é a pergunta que provavelmente me fazem e enviam mais vezes. Tanto em vídeos como fotos, especialmente no InstaStories gosto de ter pedacinhos de texto, quer seja para dar alguma informação, quer seja para compor visualmente a imagem. Neste caso há três apps que uso e uma novinha, novinha, novinha mas que estou a adorar e valeu cada cêntimo que custou.

Para texto em vídeo para mim não há melhor app que a Vont. Acho que infelizmente não existe em Android mas de certeza que haverá outras alternativas. Não é uma app com uma estética bonita mas funciona e funciona realmente bem. A melhor parte é podermos usar fonts externas, que podemos descarregar na internet - atenção às ilegalidades. Apesar de tudo há partes da app pagas, e uma das coisas que comprei e aconselho é a possibilidade de salvarem os vosso vídeos em HD 1080, acreditem que faz imensa diferença.


Da equipa da Vont, mas para imagens, tenho e uso o Phonto, uma aplicação igual à de vídeo mas que apenas suporta imagens. Uma vez mais, interface pouco bonita mas muito funcional, na qual podem descarregar tipos de letra - eles explicam super bem como - e criar textos para o que quer que queiram, em imagens, fundos lisos ou com padrão. Melhor parte é que existe a versão para Android.

Para colagens, algo que não faço com muita regularidade, voltei a usar a Over - por sugestão da Carrie - e na verdade apesar de neste momento grande parte da app ser paga, por sistema de subscrição, tudo aquilo que é de borla serve perfeitamente para aquilo que faço. Existe para Android e não é uma app nova mas a interface mudou imenso desde que a comecei a usar há já bastantes anos, porém a diferença entre os dois sistemas, com supostamente a mesma app é abismal.

Finalmente a tal nova app, irmã da A Color Story, saiu há dois dias A Design Kit. Existe apenas para iOS, para já, custa pouco mais de 2€ e tem várias funcionalidades, de textos, a stickers e especialmente, a minha parte favorita, a possibilidade de criarmos textos ou desenhos com diferentes tipos de pincéis, podendo essas mesmas criações serem feitas com cores sólidas, padrões, texturas do tipo metalizado, gradientes e tanto mais. Na verdade esta foi a principal razão para a comprar, isso e porque a queria ainda ela não tinha saído. O design é lindo, minimalista mas com toques de cor e está integrado com A Color Story caso tenham ambas.

6 comments

  1. adoro este tipo de posts e este teu post ficou especialmente bonito com os gifs.
    Obrigada apor partilhares os teus segredos :D

    ReplyDelete
  2. Já estou a fazer download da A Color Story, obrigada pelas dicas ;)

    ReplyDelete
  3. Este vai para os favoritos para depois ler com calma! Que Bíblia <3

    ReplyDelete
  4. Ahhhh adorei as sugestões, e está tudo tão bem explicadinho! Obrigada, Joana!

    ReplyDelete
  5. Adorei!! Sem dúvida que tenho de pôr as tuas sugestões em prática!

    Beijinhos! :)
    MESSY GAZING

    ReplyDelete

Cookies, Política de Privacidade e Segurança

© The Paper and Ink