SLIDER

Olá, eu sou a Joana - a cara por detrás do The Paper and Ink. Vinte e muitos anos, natural e residente da belíssima cidade do Porto, sou uma fotógrafa e blogger que em 2009 criou este espaço em busca de uma maneira de dar a conhecer ao mundo a minha voz, as minhas ideias e paixões. O TPI é um lifestyle blog, ou seja, é um pouco de tudo o que marca a minha vida, me apaixona e que acredito ser importante partilhar.


Quero dormir!



Ainda agora o ano começou e eu só já penso em dormir, ou descansar. Eu bem sei que estou de férias, não me devia estar a queixar mas isto não é uma queixa, é apenas um facto de que os últimos meses têm sido cansativos e eventualmente o cansaço físico afecta a parte emocional e posso dizer que ultimamente me sinto cansada de dentro para fora e de fora para dentro.

Não quero com isto dizer que não sou feliz, uma pessoa completa e grata, mas estar cansado faz parte, nem que seja uma maneira de repararmos que andamos a fazer demais e que também precisamos de saber parar. Afinal tirar tempo para nós não é só para fazer outras actividades e dormir é tão essencial quanto comer ou respirar, faz parte do nosso normal funcionamento.

Claro que nem sempre dormimos como deve de ser, ou porque não há tempo, ou porque as insónias teimam em fazer companhia constante noite após noite. São tantos os factores que nos levam a dormir pouco e mal que hoje em dia passou a ser algo normal, corriqueiro e que afecta toda a gente mas que toda a gente vê como sendo algo do dia-a-dia que simplesmente acontece.


A falta de descanso físico, leva como vos disse ao desgaste não só do corpo mas da mente, da parte psicológica, de tudo. Se forem como eu são o tipo de pessoas que têm vários níveis de sono, e em certos níveis ou só quero chorar de desespero enquanto de num nível quase final, se não dormir, estou pronta para bater em toda a gente e me torno literalmente muito agressiva, especialmente a nível verbal. Isto são as repercussões de falta de descanso e é aí que temos de dizer "chega disto".

Se é algo que acontece de quando em vez, pronto, mas para muitos - e eu por mim falo - é algo sistemático porque dormir nunca é uma prioridade até o ser. Portanto, como amiga vos digo, durmam, não tem de ser 8 horas por noite, nem toda a gente tem o mesmo padrão e necessidade, mas façam os possíveis para dormir bem, profundamente, sem acordarem mil vezes durante a noite.

Aqui ficam algumas dicas que podem parecer comuns mas ajudam imenso.

- Deixa o telemóvel e carregadores longe de ti. Evita mesmo ter aparelhos electrónicos por perto, quer por distracção, quer pela energia gerada (alguns barulhos mal se ouvem mas estão lá e incomodam).
- Deixa tudo preparado antes de dormires, assim não vais estar em estado de sobressalto para acordares a horas.
- Certifica-te também que fizeste tudo o que devias antes de te deitares. Higiene pessoal, rotinas nocturnas, o que quer que seja. Nada é pior que estar quase a dormir e do nada lembrares-te que afinal faltava algo.
- Toma algo reconfortante antes de te deitares. Um chá sem cafeína, leite com mel, algo que te dê uma sensação de aconchego.
- Evita beber muita água antes de dormires ou podes acordar várias vezes durante a noite para ir ao quarto de banho.
- Tenta ter o quarto limpo, sem cheiros incomodativos. Há quem use essências que ajudem a acalmar, como a lavanda, mas isso é uma opção muito pessoal.
- Faz algo que te ajude a ficar sonolento e acalmar. Por exemplo ler, é algo que ajuda imensa gente, mas pode também ser ouvir música, ou ver um episódio de uma série (mas cuidado que pode ter o efeito contrário, dependendo da escolha).
- Tenta dormir num quarto totalmente escuro, ou o mais possível. Isto ajuda a que o teu corpo perceba que é hora de descansar.
- Cuidado com a roupa de cama, demasiado frio ou demasiado quente, e até certas texturas, podem impedir-te de dormires como deve de ser.
- Se as insónias atacam tenta exercícios de respiração, meditação, procura online ajudas deste género. Se persistirem e forem demasiado frequentes fala com o teu médico para procurar uma solução.


6 comments

  1. Eu também já estou cansada, só me apetece dormir o dia todo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que é um mal geral, infelizmente!

      Delete
  2. Eu confesso que tenho imensas dificuldades em dormir bem, mas agora felizmente encontrei um chá da lipton que me faz dormir a noite inteira :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também tenho um chá da Lipton, provavelmente o mesmo, ajuda-me a relaxar mas continuo a sofrer imenso de insónias.

      Delete
  3. Dizem que alguns aromas tem o efeito relaxante que ajuda a adormecer e ter um sono "mais calmo". Por exemplo, na Sephora há uns kits da This Works, que chamam-se Can't Sleep? mas nunca experimentei :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ando super curiosa com esses aromas, especialmente o de lavanda da L'Occitane sobre o qual se ouve maravilhas! Mas depois também tenho medo das alergias.

      Delete

Cookies, Política de Privacidade e Segurança

© The Paper and Ink