SLIDER

Olá, eu sou a Joana - a cara por detrás do The Paper and Ink. Vinte e muitos anos, natural e residente da belíssima cidade do Porto, sou uma fotógrafa e blogger que em 2009 criou este espaço em busca de uma maneira de dar a conhecer ao mundo a minha voz, as minhas ideias e paixões. O TPI é um lifestyle blog, ou seja, é um pouco de tudo o que marca a minha vida, me apaixona e que acredito ser importante partilhar.


Subenshi no Porto


Subenshi Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

O Subenshi está, literalmente, na boca dos portuenses, um restaurante que ganhou fama - e que fama - na sua primeira casa em Aveiro e que recentemente abriu no Porto com conceitos diferentes que se unem num só espaço. Já agora não se sigam só pelo nome o Subenshi tem bem mais para oferecer para além do sushi e é mesmo sobre isso que vos falo hoje. Afinal gosto mesmo de vos apresentar sítios novos para conhecer no Porto.
O espaço, um edifício de três andares na Praça Parada Leitão - ali ao lado da Reitoria - está divido de maneira genial com o restaurante no primeiro e segundo andar e uma zona de bar e tasca japonesa no rés-do chão.

Só vos digo que o espaço é lindo, foi todo trabalhado para destacar os azulejos que fora mandados fazer especialmente para o restaurante com temáticas que decoram cada sala. As fotos que vos trago nem lhe fazem a devida justiça, mas posso dizer que é um festim para os olhos e uma delícia para quem gosta de estar e até fotografar espaços bem decorados e bonitos.


Em termos de serviço não vos posso falar muito. Quando este tipo de publicações advém de eventos em que somos atendidos de forma diferente, não acho que haja uma opinião que possa ser dada que consiga reflectir com acuidade a realidade, porém fomos muito bem atendidos, tivemos explicações detalhadas de tudo e ficamos a sentir-nos bastante à vontade para tudo.

Penso que durante todo o jantar o único ponto negativo a apontar foi o facto de o quarto-de-banho feminino não possuir nenhum cesto de lixo nos compartimentos individuais nem um recipiente - que acho ser obrigatório - para colocação de resíduos de produtos íntimo femininos, ou seja aqueles contentores higiénicos com sensor. Tirando esse pequeno pormenor não há muito a apontar.


Pois bem, passando ao jantar e à comida que é o que realmente aqui interessa. Não tivemos a oportunidade de provar o famoso sushi do Subenshi mas ao invés disso provamos a nova carta de petiscos de inspiração oriental. Nomeadamente os yakitori.

Originalmente os yakitori são espetadas unicamente de frango, qualquer parte do frango - já que no Japão se usam todas as partes do frango, miúdos incluídos - e que são grelhados em brasa. No Subenshi tivemos yakitori de frango mas também outras espetadas, como por exemplo de porco e vieiras.

O jantar começou até com um ceviche de peixe branco, neste caso espadarte. que é preparado com leite tigre - o líquido resultante do ceviche com base do peixe, sumo de limão e condimentos - puré de batata doce e kiwi. Honestamente não sou fã de ceviche mas este estava bom, sendo que a única parte que não gostei, e é uma luta pessoal, foram os rebentos de coentros.

O segundo prato foi a espetada de vieiras com milho baby e molho kimchi. Não foi o meu yakitory predilecto, as vieiras são já de si adocicadas e senti que fazia falta algo que contrabalançasse este sabor. Senti também que estavam um bocadinho cozinhadas demais mas nada em demasia.

Foram os pratos seguintes que me conquistaram na realidade, e ainda bem que assim foi. 


Mesmo não sendo a maior aprecidadora de carne de porco tenho de dar a mão à palmatória e aconselhar a espetada de Porco e Okonomiaki. Basicamente é uma barriga de porco, devidamente braseada e servida com um puré de pimento piquillo e molho okonomiaki - um molho à base de tomate, molho Worcestershire, molho de ostra e açúcar. É realmente delicioso, e os molhos combinam na perfeição com a carne de porco super tenra.

O porco acompanhou neste caso, e muito bem, com uma pequena taça de Wakame, uma salada de algas,  bem temperada e polvilhada com sésamo, algo tão caracteristicamente oriental.

O melhor veio a seguir com o frango. Afinal eu adoro frango e este foi mesmo aquele prato que eu repetia ou pedia de novo sem qualquer problema. O yakitori original - Frango e Gema de Ovo - , tenro, suculento, nada seco acompanhado com uma gema de ovo e cebolinho, assim de uma simplicidade extrema mas um sabor magnífico. Tão, mas tão aprovado!

Podia ter acabado aqui, mas não! Ainda provamos o Tonkatsu e Alface do Mar. Acho que foi um belo final para a refeição - fora a sobremesa - mas um bocadinho pesado depois de tanta comida. Neste caso é cachaço de porco panado, com algas e uma maionese de codium - uma espécie de alga. O panado em si é crocante, feito com panko e realmente bom mas não o aconselharia no final de uma refeição já de si bem composta.


Mas todo o bom jantar acaba com uma sobremesa. Neste caso foram duas, um conjunto de gelados -  da Benareli, artesanais e que o Subenshi passa a vender no exterior do restaurante - e o Parfait Teriyaki Subenshi.

Os quatro gelados eram de chocolate, avelã, pistácio de doce de ovos. Os quatro muito bons, mas o meu destaque vai para o de avelã e ainda o de pistácio, eu que nem gosto de gelado desta variedade. O de chocolate e o de doce de ovos (que não tem lactose) não são doces em demasia mas pessoalmente prefiro os dois outros sabores.

Já o Parfait é maravilhoso, tem o acompanhamento daquilo que parece ser uma redução de molho Teriyaki, um travo salgado e um crocante de sementes de sésamo, ligeiramente tostado que consegue elevar esta sobremesa a um patamar muito alto.

Para rematar só mesmo falando dos cocktails que acompanharam o jantar, sendo o meu favorito o Benarita, um novo take na famosa Margarita mas com sake, tequilla, licor de sabugueiro, lima e abacaxi. Delicioso mas ligeiramente pesado...nada que um café na manhã seguinte não ajude.

Subenshi
Praça Parada Leitão 13
Porto

1 comment

  1. A decoração é linda e a comida tem um aspeto divinal.

    ReplyDelete

Cookies, Política de Privacidade e Segurança

© The Paper and Ink